DPE-PR realiza Audiência Pública para a construção de seu Plano de Atuação 26/01/2022 - 17:26

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou na manhã desta quarta-feira (26/01) a sua primeira Audiência Pública para a construção de seu Plano de Atuação para o biênio 2022-2024. Trata-se de momento histórico e de grande relevância para a DPE-PR, uma vez que propiciou mais um espaço de diálogo com a população paranaense, a fim de ouvir quais são as suas demandas em relação ao trabalho da instituição. Neste primeiro momento, foram ouvidos os movimentos sociais de Curitiba, região metropolitana e litoral. Ainda ocorrerão mais três audiências públicas, nos dias 9 e 23/02 e em 16/03.
No evento, pessoas com as mais diferentes trajetórias de vida se manifestaram. Em comum, o desejo de contribuir para a promoção de direitos humanos em todo o Paraná, tendo a DPE-PR como grande parceira. No auditório da DPE-PR ou em casa - inclusive embaixo de uma árvore, emprestando a internet de uma vizinha, como foi o caso do pescador artesanal Adnã Chagas, o Didi, um dos coordenadores do Movimento dos Pescadores Artesanais do Paraná (Mopear), que falou de Guaraqueçaba, no litoral -, a sociedade civil levou suas pautas para a Defensoria, que irá consolidá-las em um documento e tê-las como guia para sua atuação nos próximos dois anos.
Aproximadamente 20 pessoas estiveram presentes no auditório da sede da instituição no Batel, e outras 40 acompanharam a audiência de forma remota. Inicialmente, as(os) coordenadoras(es) dos Núcleos Especializados se apresentaram e explicaram rapidamente como se dá a sua atuação. Em seguida, 14 movimentos e entidades apresentaram suas propostas para a melhoria do diálogo entre a sociedade e a DPE-PR.
Entre as demandas, a população mencionou a necessidade de maior apoio à expansão da DPE-PR no interior do estado, e elencou ações para a promoção dos direitos da população LGBTQIA+, mulheres vítimas de violência, infância e juventude, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, comunidades tradicionais e povos originários.
A DPE-PR agradece a presença dos movimentos sociais na audiência, e convida a todas e todos para que acompanhem as próximas.
Inscrições podem realizadas no seguinte link: https://bit.ly/audienciapublicaDPEPR