DPE-PR realiza 2.ª edição do “Mutirão Mulheres em Foco” em Curitiba, no dia 30/03 08/03/2023 - 11:24
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), com o apoio da Assessoria de Projetos Especiais e da Ouvidoria-Geral da instituição, realizará no dia 30 de março a 2.ª edição do mutirão “Mulheres em Foco”, em Curitiba. Na ação, que marca o Mês Internacional de Luta das Mulheres, serão ofertadas orientações jurídicas, agendamentos iniciais para atendimento especializado e acompanhamentos processuais de quaisquer demandas judiciais já atendidas pela Defensoria e que sejam do interesse das mulheres que procurem atendimento.
Na primeira edição, que ocorreu em março de 2022, foram feitos 45 atendimentos em Curitiba, sendo que na 1.ª edição o foco do Mutirão foi o atendimento a casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Já neste ano, o NUDEM atenderá demandas variadas – casos de violência doméstica e familiar e também assuntos da área de Família, consulta processual para mulheres que possuem processo de execução de pena, demandas da área de saúde etc. –, com o objetivo de aproximar a população feminina dos serviços da Defensoria.
Além disso, a proposta é também informar e comunicar direitos, logo, quem precisar apenas de orientação também será atendida. “Será uma oportunidade de aproximar as usuárias da Defensoria de temas como o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero: violência doméstica, familiar, obstétrica e sexual, além da afirmação do direito à igualdade, à saúde sexual e reprodutiva, dentre outras temáticas”, afirma a coordenadora do NUDEM, defensora pública Mariana Nunes.
Isso será feito não somente através da orientação jurídica, mas também com uma distribuição de cartilhas e uma intervenção artística. “Uma das atrações será a colagem de Lambes, disponibilizadas pelo Coletivo Basuras. Vamos abordar questões como o fim da violência contra a mulher e o direito ao aborto legal”, explica a defensora.
O Mutirão acontecerá das 9h às 15h, na Sede Central da Defensoria Pública do Estado do Paraná, localizada na R. José Bonifácio, 66 - Centro (prédio vermelho atrás da Catedral Tiradentes). Não é necessário fazer pré-cadastro, basta comparecer ao local e aguardar o atendimento. No espaço será disponibilizado um coffee break para as usuárias.