DPE-PR promove formação sobre machismo institucional 20/08/2020 - 14:28

O curso, pensado pelo NUDEM e pela EDEPAR, é destinado para membras(os), servidoras(es) e estagiárias(os).
A Defensoria Pública do Estado do Paraná, através do Comitê Gestor da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Discriminação de Gênero, promoverá o Curso de Formação sobre Machismo Institucional. A formação acontecerá nos dias 27 de agosto e 03 e 10 de setembro e é aberta para defensoras(es) públicas(os), servidoras(es) e estagiárias(os) da DPE-PR.
Os módulos do curso foram pensados e elaborados por meio de parceria entre o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) e a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR). O Núcleo e a Escola possuem assento no Comitê responsável pela deliberação que aprovou o curso.
A iniciativa, primordial para se conscientizar, discutir, prevenir e erradicar o problema da violência institucional de gênero, surgiu após demanda formulada por defensoras públicas, servidoras e estagiárias no âmbito de uma pesquisa realizada em outubro de 2019 e publicada em março de 2020.
O curso será gravado e disponibilizado por e-mail posteriormente, para que todos as(os) demais integrantes da Defensoria possam assistir.
Programação
Na quinta-feira, 27 de agosto, a psicóloga, professora e doutora em Psicologia Valeska Zanello ministrará o módulo “Machismo e Gênero em nossa cultura”.
No dia 03 de setembro, o psicólogo, Bacharel e Mestre em Direito Daniel Fauth Martins abordará o tema “Masculinidades”.
Já no dia 10, o módulo “O silenciamento e a invisibilidade das mulheres no sistema de justiça” será ministrado pela advogada, professora e Doutora em Direito Melina Girardi Fachin.