DPE-PR nomeia 40 defensores(as) aprovados(as) no IV Concurso 04/01/2023 - 19:03

O Defensor Público-Geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, assinou nesta quarta-feira (04/01) o ato de nomeação de 40 novos defensores e defensoras públicas aprovados(as) no IV Concurso Público para Defensores(as) Públicos(as) do Paraná, finalizado no fim de 2022. A nomeação antecede a convocação para a entrega de documentos por parte dos(as) nomeados(as) e a cerimônia de posse, que deve ocorrer no próximo dia 23 de janeiro. Esta é a maior contratação da história da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) depois do primeiro concurso realizado pela instituição entre 2012 e 2013. No segundo concurso, em 2016, a DPE-PR chegou a nomear 42 novos profissionais, mas apenas 36 tomaram posse.
A nomeação concretiza mais uma etapa de um planejamento da Administração Superior da DPE-PR para ampliar o raio de atuação da instituição, a mais jovem do país. "É um momento muito importante não só para a Defensoria, mas para o Estado do Paraná. A população em situação de vulnerabilidade terá mais estrutura e possibilidades de buscar seus direitos em regiões hoje sem nenhum tipo de atendimento da Defensoria Pública. Agradecemos imensamente ao Governador Ratinho Jr. pelo diálogo e pela ampliação orçamentária que viabilizou essa ampliação”, afirma Giamberardino.
O DPG lembra que a contratação é resultado de um esforço conjunto da Administração Superior da DPE-PR com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná, que entenderam a importância de viabilizar o aumento da prestação de serviços de atendimento jurídico no Estado.
“É um primeiro marco do que, esperamos, será um ciclo virtuoso de inserção da DPE-PR em um planejamento de gradual expansão do atendimento em todo o Estado ao longo dos próximos anos, de acordo com a necessidade da população e conforme nosso mandamento constitucional”, ressalta Giamberardino.
Ao todo, são 40 (quarenta) novos profissionais que tomarão posse no próximo dia 23 de janeiro e passarão, em seguida, por um curso de formação. Ao final do curso, poderão escolher as cidades onde atuarão, de acordo com a ordem de classificação no concurso.