DPE-PR lança cartilha “Quem é a Pessoa com Deficiência?” para qualificar o atendimento prestado às pessoas com deficiência
21/09/2022 - 09:24

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio da Assessoria de Projetos Especiais (APE) e com o apoio da Assessoria de Comunicação Social, lança a cartilha “Quem é a Pessoa com Deficiência?”, primeiro volume da série de cartilhas “Defensoria Acessível”. O objetivo das cartilhas é fomentar o estudo do tema dos direitos das pessoas com deficiência e orientar e informar toda a equipe da DPE-PR sobre como qualificar o relacionamento e o atendimento prestado às pessoas com deficiência. 

A cartilha aborda os marcos legais da pessoa com deficiência – como a Convenção da ONU Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), também conhecida como LBI ou Estatuto da Pessoa com Deficiência – e as terminologias adequadas para se referir às pessoas com deficiência. Além disso, a cartilha trata de capacitismo e dá dicas de como atender pessoas com deficiências auditiva, visual, física, psicossocial e deficiência múltipla.

Para a assessora para Assuntos de Acessibilidade e Inclusão da DPE-PR, Flavia Portela, o material representa um grande avanço da Defensoria Pública na busca por um atendimento mais inclusivo.

“A cartilha é um guia prático para a promoção do conhecimento sobre a temática da pessoa com deficiência, visando à eliminação de preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações nos atendimentos da Defensoria a esta população. Ela foi desenvolvida com base nos assuntos mais relevantes da temática e traz diversas informações sobre como prestar o atendimento mais adequado e inclusivo às pessoas com deficiências”.

Confira a cartilha na íntegra aqui