DPE-PR em Curitiba abre vagas de estágio a estudantes dos primeiros anos do curso de Direito para atuar na Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) 03/08/2022 - 09:51
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Curitiba está com vagas abertas para estudantes de Direito que estejam cursando o primeiro ou segundo ano da faculdade e que tenham interesse em estagiar na Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC).
A CRC é o mais novo setor da DPE-PR, responsável pela realização do primeiro atendimento dos usuários e usuárias da instituição, feito de forma virtual, e também pela triagem socioeconômica, quando é feita a análise da documentação apresentada por quem deseja ser atendido(a) pela Defensoria. A equipe da CRC, neste primeiro atendimento, realiza o acolhimento do usuário ou usuária, e após ouvir a sua narrativa, identifica a sua demanda, seja judicial ou extrajudicial; a competência da ação e, ao final, agenda a continuidade do atendimento no setor especializado correspondente.
Oportunidade para os primeiros anos da graduação
As vagas para estudantes dos dois primeiros anos da graduação em Direito leva em consideração o fato de que as ofertas para estágio nestes períodos são escassas, e também a importância de orientar e formar o(a) estudante de Direito, desde o início de sua graduação, para que aprenda a acolher, a orientar e a traduzir juridicamente as demandas sociais da população em situação de vulnerabilidade.
O objetivo também é divulgar, já nos primeiros anos das Faculdades de Direito, o relevante e essencial trabalho realizado pela Defensoria Pública para a garantia do acesso à justiça no país.
“Hoje os(as) estudantes de Direito que estão no início da graduação não possuem campo para estágio, então, a nossa ideia é abrir um campo de trabalho legal e inserir a Defensoria na realidade desses e dessas estudantes, para que eles possam se interessar cada vez mais pela instituição quando saírem da graduação”, explica o defensor público Matheus Munhoz, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE) da DPE-PR, setor responsável pela operacionalização da CRC.
Inscrições e condições de trabalho
As inscrições para o estágio na CRC devem ser feitas por meio de envio de currículo e preenchimento de um formulário disponível no site da Defensoria. Acesse esse link e saiba mais: bit.ly/estagiocrc
“É um cadastro permanente. Vamos fazer a análise curricular e entrar em contato com os(as) estudantes conforme surjam vagas no setor”, explica o defensor público.
A expectativa é de realizar a primeira convocação ainda neste mês, onde serão selecionados(as), no mínimo, 10 estagiários(as), que vão atuar durante cinco horas, das 8h às 13h ou das 13h às 18h, na sede dos Núcleos, da Escola e da Corregedoria-Geral da DPE-PR, localizada na Rua Benjamin Lins, 779, no bairro Batel.
Atualmente, o valor da bolsa para estagiários(as) de graduação na DPE-PR é de 750 reais, além do vale-transporte de 242 reais mensais.