DPE-PR em Cornélio Procópio realiza mutirão de atendimento para a população de Sertaneja 05/08/2022 - 17:32

A equipe da sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Cornélio Procópio realizou nesta sexta-feira (05/08) um mutirão de atendimento geral para a população de Sertaneja, que fica a 30 quilômetros de Cornélio Procópio e pertence à mesma comarca.

Das 9h30 às 16h, 36 pessoas receberam atendimento nas áreas atendidas pela DPE-PR naquela comarca: Família, Sucessões, Registros Públicos, Infância e Juventude Cível, Criminal e Execução Penal. As demandas mais buscadas pela população foram: inventário, pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, divórcio e alteração de nome. Além disso, várias pessoas já saíram do mutirão com suas ações protocoladas na Justiça. 

“Saímos satisfeitas e satisfeitos com os resultados do mutirão, porque conseguimos realizar algumas mediações, o que para nós é extremamente interessante, é o que a Defensoria sempre busca. E também saímos daqui hoje com a sensação de que conseguimos garantir direitos para uma série de pessoas que têm dificuldades para se deslocar até a sede da Defensoria em Cornélio Procópio”, avaliou a defensora pública Aline Valério Bastos. 

Estar mais próxima da população das demais cidades da comarca foi o que motivou a DPE-PR a realizar o mutirão em Sertaneja. “A ideia do mutirão surgiu das conversas entre o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) e as defensoras públicas sobre a necessidade de a Defensoria Pública se fazer presente em toda a comarca", explica o psicólogo Luã Dantas, que atua na sede de Cornélio Procópio. “Nós ainda não temos data definida, mas já estamos organizando com a Prefeitura de Leópolis para que possamos fazer, em breve, um mutirão com as mesmas proporções que fizemos hoje aqui em Sertaneja.”

O Mutirão foi realizado em parceria com a Prefeitura de Sertaneja, por meio da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Equipe

Atuaram no Mutirão de Atendimento Geral de Sertaneja as defensoras públicas Aline Valério Bastos e Talita Devos Faleiros, a assessora jurídica Anna Paula Ristau de Bastos, o psicólogo Luã Carlos Valle Dantas, o técnico administrativo Luís Guilherme Oliveira, o estagiário José Henrique Soares de Souza e as estagiárias Kauany Soares Silva, Pamela Vitoria dos Santos e Tayra Pardin Longo.