DPE-PR disponibiliza 45 cadeiras de rodas para uso da população em todo o estado 29/07/2025 - 16:53

A partir desta terça-feira (29), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) passará a contar com cadeiras de rodas para uso da população nos locais de atendimento. A sede central, em Curitiba, foi a primeira a receber três cadeiras, já à disposição do público. Ao todo, foram adquiridos 45 exemplares, que serão enviados para todas as comarcas que já contam com uma sede da DPE-PR. O defensor público-geral, Matheus Munhoz, participou da entrega dos equipamentos na capital.
A iniciativa partiu do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Defensoria, que reúne representantes de toda a instituição com foco em estratégias de atendimento e acolhimento de pessoas com deficiência. A defensora pública e presidente do comitê, Flavia Palazzi, ressaltou que essa é a primeira vez que a DPE-PR terá cadeiras para melhor receber pessoas com dificuldades de locomoção.
“É mais um avanço importante para melhor atender o público e garantir espaços acessíveis, diminuindo as barreiras entre as pessoas e o acesso a seus direitos”, afirmou Palazzi. Em Curitiba, além da sede central, as sedes dos núcleos especializados e administrativa também contam com cadeiras de rodas.
A assessora para Assuntos de Acessibilidade e Inclusão da Defensoria Pública, Flávia Portela, explica que a disponibilização das cadeiras contribuem para a acessibilidade instrumental, ou seja, ferramentas que permitam às pessoas com deficiência realizar tarefas de forma autônoma.
Esse é um dos eixos que norteiam o trabalho do comitê, além de acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional e metodológica. “A partir da chegada das cadeiras nas sedes, basta que a população se identifique na recepção e indique a necessidade de uso”, destaca Portela.
As cadeiras podem ser usadas apenas dentro da sede. A equipe da DPE-PR recolherá o equipamento na saída.