DPE-PR atende mais de 300 pessoas em dois dias de Concilia Paraná em São José dos Pinhais 28/07/2023 - 17:21

Nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de julho, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) atendeu 307 pessoas no mutirão Concilia Paraná em São José dos Pinhais. Realizado na Câmara Municipal, o evento possibilitou que a população são-joseense pudesse resolver de forma consensual questões da área da Família, como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável e partilha de bens, além de reconhecimento de paternidade, inclusive com a realização de 16 coletas de exames de DNA gratuitos, uma novidade nos mutirões da DPE-PR, que teve início neste mês no mutirão realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O evento contou, ainda, com serviços de renegociação de dívidas com a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e com a Companhia Paranaense de Energia (COPEL), que somaram 96 atendimentos. 

Moradora do bairro Quissisana, a auxiliar de cozinha Marlene de Souza Leal (53) buscou o mutirão para regularizar a guarda da neta, que já mora com ela em razão de impossibilidades da filha. “Ontem a minha filha concordou, mas hoje ela já não concordou mais, então nós vamos ter que entrar na Justiça”. Ela conta que ficou sabendo do mutirão através do Conselho Tutelar, aonde foi para receber orientações em relação aos cuidados com a neta, e que ainda não conhecia o trabalho da Defensoria Pública. “Foi muito bom o atendimento, fui bem orientada, me ajudaram, tentaram falar com minha filha, também, mas não teve jeito. Mas foi bom, gostei muito”.

Quem também avaliou o atendimento prestado pela DPE-PR no mutirão como “muito bom” foi a auxiliar de serviços gerais Ana Claudia Martinez (37), moradora do bairro Afonso Pena. Ela soube do evento através de publicação no Facebook e, apesar de já conhecer alguns trabalhos da DPE-PR – que tem sede na cidade desde 2014 –, escolheu ir ao mutirão para regularizar a separação. “Viemos resolver bastante coisa: pensão, divórcio, partilha e guarda. E deu certo!”. Ela e o ex-marido saíram com os documentos já encaminhados para uma solução consensual de todas as questões. Apesar da separação, eles não perderam o bom humor: “No começo é difícil, mas depois a gente superou. Somos os melhores ‘ex’ do mundo”.

O defensor público coordenador dos mutirões Concilia Paraná, Matheus Munhoz, destacou a boa organização do evento, que ficou a cargo da casa legislativa, e a boa recepção da população do município, que movimentou os dois dias de evento. “Foram dois dias de muita procura pelos serviços e de acolhimento humanizado da população, seja pela organização do evento, pela estrutura fornecida e pelas equipes envolvidas nos atendimentos. Seguimos em busca de mais parcerias que levem a Defensoria Pública cada vez mais próxima do cidadão paranaense”.

O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador Allax Siqueira, que também é advogado, ressaltou a importância do evento para a população da cidade. “Eu, melhor do que ninguém, posso falar, realmente, da necessidade desses mutirões. Pessoas vão poder se divorciar de fato, aquelas pessoas que durante anos estão separadas, mas ainda não conseguiram resolver no papel. Processos que se arrastam durante muitos anos na justiça, serão resolvidos, melhorando ainda mais a qualidade de vida do nosso município, das pessoas que aqui moram, dos são-joseenses.”

 

Equipe

Trabalharam no Concilia Paraná em São José dos Pinhais as defensoras públicas Mariana Gonzaga Amorim e Ingrid Lima Vieira e os defensores públicos Fernando Redede e Matheus Munhoz; as assessoras Bruna Abdala, Giovanna Dalledonne, Juliana Bitencourt, Maria do Carmo Mendes e Maryane Gomes; os assessores Edison Dutra da Silva Junior e Luiz Roberto Feltran; a assistente social Thais Barbosa de Melo; a relações públicas Janaína Ferreira dos Santos e as estagiárias Amanda Assis do Bomfim, Beatriz Robassa, Clara de Moraes Silva, Edina Claudia Clemente, Katiana de Cassia Zyla e Monique Dias e os estagiários Eduardo Veiga Nogueira, Giovane Ferreira de Góes e Henrique Sirtoli Venturini, além das jornalistas Rosane Mioto e Thais Camargo. 

 

GALERIA DE IMAGENS