DPE-PR apresenta à DPE-PA projetos pioneiros de tecnologia e inovação em Curitiba  09/04/2025 - 17:37

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) apresentou, nesta quarta-feira (9), seus projetos de tecnologia e inovação para representantes da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA). Em Curitiba, nas sedes da DPE-PR e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a equipe paranaense mostrou as estratégias utilizadas na implementação do Google Workspace e do Data Lake. A DPE-PA, que também já adquiriu as ferramentas, busca aprimorar a inserção dos projetos no dia a dia da instituição a partir da experiência no Paraná.

“O uso da tecnologia na prestação do serviço à população é um desafio, principalmente em relação à inserção da inteligência artificial e na preparação da instituição”, disse Matheus Munhoz, defensor público-geral do Paraná. “Nosso papel é promover essa integração, compartilhando experiências, reduzindo custos e pavimentando o caminho para as demais Defensorias, nivelando oportunidades”, ressaltou Munhoz. Ele também reforçou que a troca de conhecimentos permitiu um aprendizado mútuo, sempre visando o fortalecimento do atendimento à população.

Além dele, a 2ª subdefensora pública-geral, Thaisa Oliveira, o defensor público e coordenador da Assessoria Especial de Tecnologia e Inovação, Nicholas Moura e Silva, e o diretor de tecnologia e inovação, Fábio Alessandro Guerra, também participaram do encontro.

A defensoria pública-geral do Pará, Mônica Palheta Furtado Belém, destacou que o Paraná demonstrou expertise no uso da tecnologia e inovação, com eficiência, economia e proteção no uso de dados da população. “Nossa vinda possibilita essa integração entre a Defensoria Pública dos estados do Paraná e do Pará, para que, juntos, possamos fazer o uso correto e devido da inteligência artificial na nossa atuação defensorial”, afirmou Belém.

Papel nacional

Desde abril de 2024, o Paraná está à frente da Coordenadoria Nacional de Tecnologia do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). De lá para cá, o Condege aprovou um plano de atuação voltado exclusivamente para a transformação digital, buscando traçar um panorama do fomento ao uso de tecnologia nas instituições, incentivar iniciativas inovadoras e promover o desenvolvimento colaborativo. O Paraná ainda sediará, em junho, o 1º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas. Clique aqui e saiba mais.

Ferramentas

Uma das principais iniciativas de interesse da DPE-PA é a adoção do Google Workspace por parte da DPE-PR. Desde dezembro, o Paraná utiliza as ferramentas do ambiente virtual, entre recursos de planilha, videoconferência, documentos e mais. O Gemini, inteligência artificial do Google, também já faz parte da rotina de trabalho das equipes, com incentivo ao trabalho colaborativo e capacitações com referências no tema.

A DPE-PR também mostrou a estratégia de implementação do Data Lake, repositório digital que armazena, processa e protege dados de usuários e usuárias da instituição. A Celepar é parceira da instituição no desenvolvimento do projeto.

GALERIA DE IMAGENS