Corregedoria-geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná tem nova gestão 11/12/2017 - 15:44

No último dia 27/11 foi nomeada como corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná a defensora pública Josiane Lupion, para o biênio 2017/2019. Como subcorregedor-geral, foi nomeado o defensor público Henrique de Almeida Freire Gonçalves.
A defensora pública Josiane Lupion já ocupou o cargo de defensora pública-geral do Paraná entre 2011 e 2015, primeira da Instituição e foi responsável pela estruturação da Defensoria Pública do estado, regulamentada pela lei nº 136/2011. Também foi a idealizadora do Projeto de Regularização Fundiária – Usucapião Coletivo Rural. É membro da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família.
Josiane Lupion iniciou suas atividades de assistência aos mais pobres ainda no banco da faculdade de Direito, na década de 1970. Após a formatura, foi convidada a trabalhar na Procuradoria de Assistência Judiciária, que mais tarde daria origem à Defensoria Pública. Fez carreira atuando na área de Família, onde presta auxílio jurídico à população em situações das mais diversas. Já lidou em seu histórico profissional com questões ligadas a gênero, violência contra a mulher, defesa dos direitos humanos, entre vários outros temas.
A corregedora-geral da Defensoria Pública comenta que a área de atuação no Direito deve ser uma escolha que tenha por base a vocação da pessoa. “Exercer uma profissão sem o gosto por ela, jamais. Torna-se enfadonha e, acima de tudo, faz com que a atuação do profissional seja medíocre. Em segundo lugar, aconselho a leitura constante e o aperfeiçoamento através de cursos de atualização”, afirma.