Coordenadora do NUFURB participa de audiência pública sobre moradia 17/09/2019 - 14:49

A audiência debateu a questão dos imóveis de 10 mil famílias da cidade de São José dos Pinhais

 

Na manhã de segunda-feira (16), a coordenadora do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas, defensora pública Olenka Lins e Silva, participou da audiência pública para debater os conflitos de regularização fundiária de 25 mil pessoas que vivem numa ocupação irregular em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

As famílias adquiriram os terrenos há mais de 20 anos, com a promessa de que receberiam toda a infraestrutura necessária, como saneamento, água e luz. No entanto, os lotes foram entregues vazios, cercados por mato. Segundo o deputado estadual, Ricardo Arruda, proponente da audiência pública, a ideia agora é levar os relatos dos mutuários à Brasília, para pedir apoio ao Governo Federal.

O NUFURB atua no caso mediando a negociação com os loteadores dos terrenos, de forma a garantir o direito à moradia para as(os) moradoras(es). Atualmente, quatro mil processos correm na Justiça a respeito das moradias.

Também participaram da audiência o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer; representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção SJP; da Sanepar; da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social; da Cohapar e membras(os) da União de Moradores de Terrenos Financiados por Imobiliárias de São José dos Pinhais.

GALERIA DE IMAGENS