CineSesc em Londrina exibe documentário sobre a Ditadura 08/06/2016 - 18:50

O Sesc Cadeião Cultural e a Defensoria Pública do Paraná em Londrina realizam nesta quinta-feira (9) mais uma ação do CineSesc. O objetivo do projeto é realizar sessões de filmes emblemáticos seguidas de um debate com defensores públicos e servidores da DPPR sobre importantes temas sociais retratados na telona. Desta vez, o filme exibido será “O Dia Que Durou 21 Anos”, lançado em 2002 e dirigido pelo jornalista Camilo Tavares. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão.
O documentário conquistou importantes prêmios em festivais de cinema no Brasil e no exterior, como o prêmio de Melhor Documentário Estrangeiro, no Festival Internacional de St. Tropez, na França; e Melhor Documentário pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte. O título do filme remete aos 21 anos que durou o Governo Militar no Brasil, entre 1964 e 1985. A película aponta para a participação do governo dos EUA no Golpe de 64. A trama, que tem bastante ação e suspense, revela documentos secretos e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o então presidente brasileiro João Goulart.
Os debates devem envolver, entre outras coisas, como o autoritarismo imposto pelo Governo Militar violou os direitos civis e instalou a Ditadura em nome da liberdade e da defesa da democracia. O filme será exibido também no dia 10 (sexta-feira), porém sem a posterior sessão de bate-papo com a Defensoria Pública.
Serviço:
CineSesc/Defensoria – "O Dia Que Durou 21 Anos"
Direção: Camilo Tavares, 77minutos, 2012-Brasil, Classificação 12 Anos.
Data: 09 e 10/06 às 20h (o bate-papo com a Defensoria Pública acontecerá somente na sessão do dia 09/06, quinta-feira).
Local: Sesc Cadeião Cultural – R. Sergipe, 52, Centro, Londrina.
Contato: (43) 3572-7700
Entrada franca, mediante retirada de ingresso a partir de 1h de antecedência de cada sessão.