Cinco defensores acompanham os trabalhos em Cascavel 27/08/2014 - 11:40

Cinco defensores públicos estão em Cascavel para acompanhar os trabalhos após a rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). Além dos dois defensores do município, Lucas de Castro Campos e Marcelo Lucena Diniz, os defensores de Foz do Iguaçu Nicholas Moura e Silva e Renata Tsukada e o coordenador do Grupo de Trabalho de Execução Penal da DPPR, Eduardo Pião Ortiz Abraão, participam da ação no oeste do Estado.

Nesta terça-feira (26/08), eles acompanharam a vistoria na penitenciária e a elaboração das listas de presos transferidos e que permaneceram na PEC. Além da constatação da destruição de 20 das 24 alas do local, a elaboração da lista apontou sete presos desaparecidos. “Temos três possibilidades: ou eles conseguiram fugir da penitenciária; ou estão escondidos em algum lugar, como 46 detentos encontrados na manhã de segunda-feira por agentes, ou podem estar mortos”, declarou o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) Cezinando Paredes.

As famílias dos presos que aguardavam notícias puderam ter acesso à lista dos transferidos e aqueles que quiserem consultá-la podem procurar a Defensoria Pública em Cascavel ou demais cidades onde há atendimento da instituição (veja a relação de sedes da DPPR aqui).

Até o momento a rebelião deixou um saldo de cinco mortos e 25 feridos. A Defensoria Pública pretende entrar com um pedido coletivo de indenização para as vítimas e seus familiares. Os nomes dos presos mortos ainda não foram divulgados, pois será necessário fazer o reconhecimento dos corpos. A DPPR orienta os familiares dos presos a procurarem a instituição para obterem mais informações.

Ainda durante a tarde de ontem, defensores conversaram com os presos da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), uma das unidades que receberam os transferidos. No total, 796 presos foram enviados para penitenciárias em Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba, Francisco Beltrão e Guarapuava. Em todas elas os presos já tiveram atendimento dos defensores públicos lotados nas cidades ou em cidades próximas.

GALERIA DE IMAGENS