Ciclo de Palestras proporciona ampliar conhecimentos 05/08/2016 - 14:30

Temas como a relevância da mediação, a tutela executiva, as inovações recursais e a crítica ao sistema de precedentes foram alguns dos assuntos abordados durante o “I Ciclo de Palestras da Defensoria Pública do Paraná sobre o Novo CPC”, promovido pela Escola da Defensoria Pública do Paraná (Edepar) em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Paraná (Adepar).
Concluído na última quarta-feira (3/8) com a palestra “Inovações em matéria recursal no NCPC”, conduzida pelo advogado Sandro Kozikoski, doutor em Direito Processual Civil pela UFPR, o Ciclo cumpriu sua missão, conforme observa a diretora da Edepar, Flávia Palazzi. “Foi uma grande oportunidade para os defensores públicos, servidores e estagiários aprofundarem os conhecimentos teóricos e práticos sobre as inovações oriundas do novo Código de Processo Civil”, avalia.
As palestras ocorreram sempre às quartas-feiras, na sede central da Defensoria Pública, em Curitiba. A primeira foi no dia 13/7. Na ocasião, o defensor público Bruno Passadore falou sobre a “Crítica ao sistema brasileiro de precedentes”. Na sequência (20/7), o também defensor público Diego Martinez Fervenza Cantoario expôs o tema “Tutela Jurisdicional Executiva no NCPC”. No dia 27/7 foi a vez do advogado Filipe Starke abordar a “Mediação no NCPC”.
De acordo com Flávia, o próximo Ciclo de Palestras deve ocorrer no início de 2017 e trará mais inovações práticas importantes para a atuação dos defensores públicos. “Os cursos realizados pela Edepar têm por objetivo a atualização profissional e aperfeiçoamento técnico dos membros, estagiários e servidores da Defensoria Pública e são fundamentais para proporcionar a todos os integrantes da instituição conhecimentos acerca das inovações jurídicas constantemente implementadas”, afirma.
A maioria dos cursos ofertados pela Edepar, além de fundamentais aos defensores públicos, também são abertos ao público em geral, propiciando, ainda, a divulgação da Defensoria Pública nas instituições de ensino e demais entidades.