Cianorte realiza o I Encontro de Atendimento ao Autor da Violência contra a Mulher 24/11/2017 - 14:20

Profissionais da Defensoria Pública em Cianorte participaram do I Encontro Estadual de Atendimento ao Autor da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento foi organizado pela Defensoria Pública em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Prefeitura Municipal, Universidade Paranaense (Unipar) e Instituto Morena Rosa.

Na mesa de abertura, a defensora pública Pietra Carolina Previate representou a Defensoria Pública do Estado do Paraná e a assistente social Grazielle Ganhão representou a comissão que atua no Grupo de Orientação e Sensibilização aos Autores da Violência Doméstica contra as Mulheres. A psicóloga da DPPR Aline Daniele Hoepers proferiu a palestra intitulada "Grupo de Orientação e Sensibilização aos Autores da Violência Doméstica contra a Mulher de Cianorte", juntamente com outros dois membros que atuam nesta área: Adriéli Volpato Craveiro, assistente social do Ministério Público e Lucas Tomé, psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial. A assessora jurídica da Defensoria Pública, Daphne Raiocovitch, também participou do evento.

O evento contou, ainda, com o minicurso da antropóloga francesa Véronique Durand, “Masculinidades, Violência e o Atendimento ao Autor de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres”, além de diversas apresentações culturais e compartilhamentos de experiências.

Autores da violência doméstica e familiar contra as mulheres

Desde o início de 2017 a Defensoria em Cianorte realiza atendimentos em grupos com autores da violência doméstica contra mulheres. O trabalho é desenvolvido em parceria com profissionais de diversos órgãos, como Ministério Público, Tribunal de Justiça, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Ouvidoria da Mulher. Os autores da violência participam de quatro encontros consecutivos ao longo de um mês, nos quais são abordados temáticas relacionadas à violência doméstica. Até o presente momento, mais de 80 homens já participaram do trabalho grupal. A ação vem se tornando uma estratégia importante de enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres no município de Cianorte.

Homenagem

Durante o evento, profissionais da Rede de Proteção à Mulher foram homenageados pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público. A psicóloga Aline Hoepers, a assistente social Grazielle Ganhão e a defensora pública Pietra Carolina Previate receberam um certificado de "Honra ao Mérito" pelo trabalho de enfrentamento à violência doméstica que têm desenvolvido no município.