Atuação extrajudicial da DPPR garante realização de cirurgia 10/04/2015 - 12:20

Em março, a Defensoria Pública em Pinhais atendeu um homem diagnosticado com litíase vesical, entre outras complicações médicas que poderiam ocasionar até mesmo insuficiência renal e pós-renal. O paciente possuía indicação médica para a realização de procedimentos cirúrgicos de urgência desde o final do ano de 2014. Encaminhado para vários hospitais da região metropolitana de Curitiba, não obteve êxito no agendamento das cirurgias, recebendo a orientação de que o pedido deveria ser realizado pelo gestor público municipal.

Após nova avaliação pela rede pública de saúde do município de Pinhais, aguardou várias semanas, sem resposta, o seu encaminhamento para se submeter ao tratamento, quando passou a sofrer com o agravamento do seu estado de saúde. Dessa forma, o assistido e os seus familiares procuraram a DPPR em Pinhais, que atuou extrajudicialmente junto à Secretaria de Saúde de Pinhais na defesa do direito à saúde do paciente.

Em resposta às diligências efetuadas, o gestor do sistema de saúde comunicou, no dia 26 de março de 2015, o agendamento dos procedimentos cirúrgicos do assistido junto ao Hospital das Clínicas, em Curitiba. Em contato com o assistido, ele confirmou o agendamento das cirurgias e que está se preparando para os procedimentos.

Trabalharam neste caso o assessor jurídico Ítalo Marinot e a defensora pública Nize Lacerda Araujo Bandeira.

GALERIA DE IMAGENS