Após enchente em General Carneiro, DPE-PR atende famílias atingidas com mutirão de assistência jurídica 13/11/2024 - 17:18

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou, nesta quarta-feira (13), um mutirão de atendimento jurídico em General Carneiro após a enchente que atingiu a cidade na madrugada da última quinta-feira. Em parceria com a prefeitura, a equipe da DPE-PR atendeu 20 famílias na câmara municipal. A população recebeu principalmente orientação para obter 2ª via de certidão de nascimento, RG, CPF e outros documentos perdidos durante a inundação. A Defensoria Pública também atendeu demandas da área de Família, relacionadas a questões de inventário, divórcio e pensão alimentícia. 

O trabalho foi coordenado e executado pela equipe da DPE-PR em União da Vitória. A instituição estabeleceu uma mobilização de atendimento junto ao município vizinho ainda na manhã de quinta-feira, logo após centenas de pessoas deixarem suas casas devido aos estragos das chuvas Ao longo da última semana, a Defensoria Pública também ofereceu atendimento às famílias afetadas por meio de um canal específico de telefone/Whatsapp. O canal seguirá aberto, e a instituição permanecerá em acompanhamento às famílias.

“Mesmo com o curto período de mobilização, conseguimos atender inúmeras pessoas que não poderiam se deslocar até a instituição para buscar orientação jurídica”, afirma Fabiano Augusto Malaghini, defensor público e coordenador da sede de União da Vitória. No caso de pessoas que perderam documentos na enchente, ele lembra que é fundamental obter a 2ª via o mais rápido possível para poder acessar benefícios sociais e outros serviços básicos que auxiliam na recuperação da condição econômica e social das famílias atingidas. 

A população também pode buscar atendimento diretamente no Fórum de União da Vitória, local sede da DPE-PR. “Nós já fazemos regularmente um trabalho itinerante na região, e agora poderemos planejar vindas periódicas para General Carneiro e acompanhar de perto a situação das famílias”, destaca Malaghini.

Nesta quarta-feira (13), a Defensoria Pública também levou doações recebidas em União da Vitória. Durante a campanha, a DPE-PR conseguiu arrecadar móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e outros itens.

A secretária de assistência social e habitação de General Carneiro, Naiana Benazzi, ressalta que as frentes de atuação da Defensoria Pública são muito importantes neste momento para a cidade. “Esse suporte oferecido pela Defensoria Pública é de grande valia para o recomeço das famílias. Em nome da prefeitura municipal, agradecemos muito tudo que foi feito pela nossa população”, ressalta Benazzi.

De acordo com informações da Defesa Civil, mais de 4 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Entre elas, 150 foram para a casa de amigos ou parentes, e 120 precisaram ficar em um abrigo viabilizado pela prefeitura.

Serviço para as famílias de General Carneiro

Canal de atendimento: (42) 98838-4663 (telefone/Whatsapp).

Atendimento presencial: R. Costa Carvalho, 495 - Centro, em União da Vitória