ANADEP lança campanha de valorização dos Defensores Públicos 07/08/2013 - 14:30

Samuel, seis anos, está há um ano sem ver o pai. A mãe, Carla Cavalcante, que está desempregada, participou nesta terça-feira (06/08) na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, do mutirão de atendimento à população promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Condege e Defensoria Pública do Distrito Federal, voltado para o reconhecimento de paternidade pela via extrajudicial. Carla viu no evento um caminho para ter acesso à justiça e aos seus direitos. Segundo ela, a pensão alimentícia a que o filho tem direito está há mais de um ano atrasada.
“Estou com muitos problemas. É difícil criar um filho pequeno sem dinheiro, mas não é só isso. Queria que o pai olhasse para o filho. Ele pergunta, sente falta. Hoje vi aqui que pode ser mais fácil, o defensor disse que a Defensoria pode me orientar. Se não fosse este projeto não teria outro jeito, não estou com dinheiro para comprar o leite de hoje, imagine pagar um advogado”, contou Carla. Histórias como a dela se repetiram durante todo o dia. Além de casos relacionados à paternidade responsável, os defensores prestaram, ainda, outros esclarecimentos jurídicos gerais à sociedade.
O atendimento massivo à população foi também uma forma de protesto. A categoria quis registrar a insatisfação com o tratamento que vem recebendo do Executivo Federal e pontuar a importância da prestação de seus serviços, aproveitando a ocasião para lançar uma campanha nacional de valorização da classe.

Campanha Nacional – Por meio do slogan – Defensor Público: transformando a causa de um no benefício de todos – a campanha institucional visa destacar a valorização dos feitos dos defensores públicos, ou seja, mostrar o trabalho da Defensoria Pública nas mais diversas áreas de atuação - onde seu serviço é essencial e fez a diferença, gerando resultados positivos à sociedade. Entre os temas que foram abordados neste primeiro momento estão paternidade responsável, acesso a medicamentos e garantia de vagas especiais a deficientes físicos.
“A campanha vai mostrar o grande efeito multiplicador dos defensores em benefício de todo o país, que precisa dos nossos serviços”, destacou a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann. Segundo ela, o objetivo é chamar a atenção do Poder Executivo. “A mobilização é para mostrar a insatisfação dos defensores, em geral, e o quanto somos importantes na garantia de cidadania ao povo brasileiro", pontuou.

Reunião de Assessores de Comunicação – No período da tarde, assessores de comunicação das Associações Estaduais de Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e São Paulo, e das Defensorias Públicas do Paraná e Roraima se reuniram com a equipe de comunicação da ANADEP na sede da entidade para discutir as principais diretrizes da Campanha Nacional de Valorização da Classe e sua disseminação pelos estados. Na ocasião, foi distribuído material de divulgação em um CD para ser replicado nos estados por meio de outras ações. Os assessores construíram ainda uma pauta de sugestões de ações nacionais mensais simultâneas e temas para serem aplicados nas próximas peças produzidas para a campanha, que foram apresentadas na Assembleia geral extraordinária dos defensores, na manhã desta quarta-feira.

Ações da campanha - Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta quarta-feira (07/08), na sede da ANADEP, em Brasília, presidentes e representantes de associações de 15 estados mais o Distrito Federal definiram uma agenda de mobilizações, buscando a divulgação da campanha nacional de valorização institucional dos defensores públicos. Também foram tratados na AGE assuntos jurídicos e legislativos do interesse da categoria.
Serão, portanto, promovidas atividades simultaneamente pelas associações estaduais, definidas conforme a disponibilidade e realidade locais, nas seguintes datas: 7 de setembro, 11 de outubro, 15 de novembro – durante o Congresso Nacional da classe, e 10 de dezembro, marcando a passagem do dia mundial de Direitos Humanos. As ações, que podem ser mutirões, atividades externas, palestras, atendimento itinerante, têm como objetivo gerar fato para chamar a atenção da imprensa para a campanha e, especialmente, para atuação dos defensores públicos.

Fonte: Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP)

GALERIA DE IMAGENS