ANDRÉ RIBEIRO GIAMBERARDINO

André Ribeiro Giamberardino

 

 

Natural de Curitiba, André Ribeiro Giamberardino tem 38 anos, é casado e pai de dois filhos. 

É Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e possui pós-doutorado pela Columbia Law School (EUA). Também é professor da Faculdade de Direito da UFPR, onde coordena a Clínica de Acesso à Justiça e Educação nas Prisões (CAJEP), além de docente nos cursos de Pós-Graduação em Direito e em Sociologia da mesma universidade. 

É defensor público desde 2013, tendo ingressado na instituição por meio do 1.° concurso para defensor(a) público(a) realizado no estado, em 2012. 

Ao longo de sua trajetória na DPE-PR, Giamberardino atuou em várias frentes, tendo se destacado por seu trabalho junto à população privada de liberdade, primeiramente no Setor de Execução Penal e depois como coordenador do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP), cargo que ocupava quando foi eleito para a Defensoria Pública-Geral. Entre 2013 e 2015, foi Subdefensor Público-Geral do Estado do Paraná.

É autor dos livros "Crítica da pena e justiça restaurativa: a censura para além da punição" (2015), "Sociocriminologia" (2021), "Comentários à Lei de Execução Penal - 3.ª edição" (2021), "Curso de Penologia, Execução Penal" (2017 - com Massimo Pavarini) e “Cárcere sem Fábrica: escritos em homenagem a Massimo Pavarini” (2018 - com Rodrigo Roig e Salo de Carvalho), entre outros Giamberardino foi eleito Defensor Público-Geral em 26 de julho, tendo iniciado sua gestão no dia 18 de outubro de 2021.