Seminário promovido pela DPE-PR vai discutir o enfrentamento da violência política e institucional contra as mulheres 28/11/2023 - 14:02

Em alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, acontece na tarde do dia 06 de dezembro (quarta-feira), no Auditório da Sede dos Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), em Curitiba, o Seminário Las Mariposas: o enfrentamento da violência política e institucional contra as mulheres. O nome do evento é uma homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas em 1960 pela ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana.

Idealizado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) em parceria com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, o evento será realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR), e é voltado aos públicos interno e externo da instituição. 

“O Seminário busca promover o debate acerca da violência política e institucional contra as mulheres, colocando a temática na agenda de prioridades institucionais da Defensoria Pública”, explica a coordenadora do NUDEM, Mariana Martins Nunes. “É necessário que se compreenda que apenas a presença de mulheres em espaços de tomada de decisão política será capaz de modificar os fatores estruturais que as excluem, sendo fundamental, portanto, para o enfrentamento de todas as formas de violência e superação da discriminação e da desigualdade de gênero”.

Para participar, é necessário se inscrever no formulário disponível em bit.ly/mariposasnudem

Confira abaixo a programação:

 

13h30: Mesa de Abertura

14h: Painel 1 - Violência e Instituições: Avanços e desafios no enfrentamento à violência política e institucional de gênero e raça

Palestrantes:

- Laryssa Angélica Copack Muniz, juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ponta Grossa, especialista em Direito Processual pela Universidade Tuiuti do Paraná e mestra em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membra fundadora e uma das sete coordenadoras do grupo Antígona do TJPR. Coordenadora do CEJUSC em 2016.

- Nahomi Helena de Santana, advogada, mestranda de Direitos Humanos e Democracia, pesquisadora de liberdade de expressão e direito antidiscriminatório e consultora de Diversidade.

15h: Coffee Break

15h30: Painel 2 - Violência e Poder: obstáculos e perspectivas para o ampliação da representatividade de gênero e raça e consolidação da democracia

Palestrantes:

- Ivanete Xavier, presidenta do Conselho Estadual de Direito das Mulheres do Estado do Paraná e coordenadora administrativa adjunta da Rede de Mulheres Negras do Paraná – RMN.

- Giorgia Prates, vereadora de Curitiba e presidenta da Comissão dos Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias da Câmara Municipal de Curitiba.

- Patricia Vicente Dutra, assistente social da DPE-PR. Doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Educacional da Lapa.