Por mais acesso à justiça e inclusão, DPE-PR dá posse a quatorze novos defensores e defensoras públicas 06/10/2025 - 17:42

Nesta segunda-feira (06), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) deu posse a 14 novos defensores e defensoras públicas. Eles dão continuidade às nomeações dos aprovados e aprovadas no V Concurso da instituição, concluído em junho deste ano. Os empossados e empossadas também iniciam, nesta terça-feira, o curso de formação da instituição. A preparação se estenderá por duas semanas e busca preparar os recém-chegados para assumir suas funções de atendimento à população.
Pela primeira vez, a cerimônia de posse foi realizada no Teatro Paiol - símbolo cultural e histórico da cidade de Curitiba. Estiveram presentes a Administração Superior, a Corregedoria-Geral, a Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR) e a Escola da Defensoria Pública do Paraná (EDEPAR), além de familiares e amigos.
Plano de expansão
A posse dos novos defensores faz parte da implementação do plano de expansão da Defensoria Pública, cujo objetivo central é consolidar e ampliar a presença da instituição em todo o estado. “É um momento de muita felicidade para a instituição recebê-los aqui. A chegada de vocês representa mais um importante passo para a nossa instituição com a consolidação do sistema público de assistência jurídica gratuita”, afirmou Matheus Munhoz, defensor público-geral. “Com vocês estaremos cada vez mais próximos da população, esperamos que vocês sejam muito felizes”;
A 1ª subdefensora pública-geral, Lívia Brodbeck, ressaltou a importância de uma instituição unida para concretizar uma outra expansão da Defensoria Pública. “Dando mais um passo no nosso plano de expansão criado coletivamente dentro da defensoria, aprovado pelo conselho superior e pelo conselho de governança fiscal do poder executivo. Todo mundo unindo forças e dando as mãos para fazer e concretizar uma outra expansão da defensoria pública garantindo que a gente possa estar em mais comarcas trazendo mais cidadania, mais justiça à população vulnerável paranaense”, ressalta a subdefensora.
“Trata-se de momento de grande alegria para nossa instituição, a chegada de novos e novas colegas renova nosso encantamento pela escolha que fizemos no passado. Que eles possam aqui encontrar moradia institucional, permeada por respeito e acolhimento”, afirma Thaisa Oliveira, a 2ª subdefensora pública-geral.
Com esta posse a Defensoria Pública chega a 170 defensores públicos, atuando na atividade-fim e na atividade-meio, espalhados e espalhadas pelas 74 cidades abrangidas pelas sedes físicas da instituição. O presidente da ADEPAR, Érick Lé Palazzi,, reforçou a satisfação em acompanhar o crescimento contínuo da DPE-PR. “Hoje é a celebração do início de uma nova e transformadora jornada. O ciclo em que todo aquele esforço se converte em propósito. A partir de hoje, vocês não são mais candidatos; vocês são a materialização da esperança para milhares de paranaenses. Vocês são o instrumento pelo qual o direito fundamental de acesso à justiça será garantido aos mais vulneráveis”, ressalta Palazzi.
Representatividade e diversidade
O V Concurso foi, até agora, o mais inclusivo da instituição, com reserva de vagas para candidatos e candidatas com deficiência, negros e negras, e, pela primeira vez, para pessoas trans e indígenas.
“Na verdade é a realização de um sonho. Acredito que cada um que está aqui hoje tem a sua própria trajetória, seus desafios, mas algo que é comum é a dedicação, a resiliência”, contou Rebecca Victória Lima, uma das aprovadas pelas reservas de vagas. “Como pessoa com deficiência, acredito que a representatividade é extremamente importante, e poder apresentar lados que nem todo mundo conhece, obstáculos, desafios que, para outras pessoas, talvez não sejam vistos como barreiras”.
Já o novo defensor público Danilo Luiz Goulart ressaltou que, no caso dele, foram quatro anos de dedicação. “Tenho o orgulho de ser um dos candidatos aprovados pela Política de Ações Afirmativas. Sou uma pessoa negra e gostaria de contribuir para mudar os quadros da Defensoria, de contribuir com o acesso à justiça do Estado do Paraná e fazer o meu melhor para que o meu cargo seja desempenhado da melhor forma possível”, disse Goulart.
Curso de formação
Os novos defensores e defensoras participam até o dia 14 de outubro de um curso de imersão. A programação inclui, por exemplo, atuação em júris, atendimento ao público e audiências de custódia, além de treinamentos sobre sistemas e normas internas.
Empossados e empossadas
Foram empossados e empossadas os defensores e defensoras públicas Alessandra Benin, Alexandra Rodrigues Villela Pedras, Alyson Sanches Paulini, Amanda Maria Gulfi Fernandes Freitas Goulart, Ana Carla Pessin de Souza, Ana Luísa Sevegnani, Bruno Henrique da Silva Chaves, Camila Fonseca da Cunha, Camila Oliveira do Valle, Danilo Luiz Goulart, Elsimar Nery da Silva, Italo Viegas da Silva, Luana Mariani de Aguiar Furtado e Rebecca Victória Lima.
Estiveram também presentes na cerimônia de posse o promotor de justiça Renan Guilherme Góes de Lima, neste ato representando o procurador-geral de justiça, Francisco Zanicotti; o corregedor-geral da Defensoria Pública do Paraná, Henrique de Almeida Freire Gonçalves; a presidente da ANADEP, Fernanda Fernandes; o presidenta da ADEPAR, Érick Lé Palazzi; a procuradora do estado Fernanda Bernardo Gonçalves, neste ato representando o procurador-geral do estado, Luciano Borges; a defensora pública de Juiz de Fora, Ana Lúcia Gouveia Leite, representando a Defensora Pública-Geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; a defensora pública do Rio de Janeiro, Nádia Maria Pereira da Silva, o segundo subdefensor público-geral do Maranhão, Paulo Costa, o procurador de justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto e a presidente da comissão de direito das famílias da OAB-PR, Vanessa Abu-Jamra Farracha de Castro, representando o presidente da ordem, Luiz Fernando Pereira.