NUDEM integra mesa na ALEP em audiência pública sobre câncer colorretal 16/10/2018 - 11:10
Na manhã desta terça-feira (16), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), por meio da sua coordenadora, dra. Eliana Lopes; representa a Defensoria na composição de mesa no Plenarinho da ALEP, em audiência pública organizada pela Deputada Cantora Mara Lima (coordenadora da comissão da mulher da ALEP), sobre câncer colorretal.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), “o câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos”.
Segundo estimativa do INCA, o número de novos casos em 2018 é de 36.360, as mulheres somam 18.980 das ocorrências, enquanto o número de homens é de 17.380.
Na linha de conscientização do outubro rosa sobre câncer de mama, não se pode deixar de lado essa outra espécie de câncer, que é o segundo que mais mata no Estado, atrás apenas do câncer de pele.
As palestras dos médicos dr. Jefferson Matana, cirurgião oncológico; e do dr William Itikawa, diretor técnico do hospital; ambos do hospital Erasto Gaertner, esclareceram sobre o câncer colorretal
Ainda presentes também o deputado dr. Batista, a dra. Maria Cristina Sartór, do departamento de cirurgia da UFPR; a Silvana Rausis Fcachenco, presidente da Associação das entidades de mulheres do Paraná e representantes das Amigas da Mama, que tem feito parceria com a Defensoria em conscientizações mensais no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM).







