NUCIDH trabalha em prol dos pescadores artesanais de Guaraqueçaba 12/12/2017 - 10:20
Na quarta-feira (06), o defensor público auxiliar do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), Wisley Rodrigo dos Santos, esteve em Guaraqueçaba, litoral norte do estado, para tratar de assuntos de interesse dos pescadores. Ele foi a convite do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Litoral do Paraná (MOPEAR).
Durante a manhã, o defensor reuniu-se com as lideranças das comunidades tradicionais que fazem parte do MOPEAR. Na oportunidade, ouviu de vários pescadores questionamentos sobre o cadastro/registro de Pescadores Artesanais que estaria sendo exigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de dúvidas sobre a fiscalização realizada pelo Instituto e pela Polícia Ambiental sobre a captura de caranguejos.
Na parte da tarde, o defensor se reuniu com o vereador guaraqueçabano Célio Amálio e com o presidente da Colônia dos Pescadores, Armindo Flores, para tratar da cobrança de 40 reais que a Colônia estaria exigindo dos pescadores para dar início ao seguro-defeso, como é chamado o seguro desemprego do pescador artesanal. À noite, o defensor auxiliar realizou uma reunião com a comunidade de Tibicanga para esclarecer alguns pontos sobre a fiscalização da captura do caranguejo.
Formaturas - No final da tarde, o defensor participou da Cerimônia de Formatura de cursos promovidos pelo IFPR em parceria com a UFPR e Defensoria Pública. Wisley foi chamado a compor mesa com o prefeito de Guaraqueçaba, Ariad Junior, o vereador Célio Amálio, os professores coordenadores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Roberto Martins de Souza e Luciana Maestro Borges, o diretor do campus da IFPR Paranaguá, Roberto Teixeira Alves, e o Pró-Reitor de ensino do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães.
Na cerimônia foram diplomados os seguintes alunos: do Projeto de Extensão - Pescadoras Artesanais do Litoral do Paraná: Resgate de Saberes e Empoderamento, foram formandos: Adriana dos Santos N. das Dores, Juciara Cunha Pereira, Andreia C. das Dores Miranda, Léa da Silva Nunes, Elisangela da Silva Nunes, Marciana Lopes Maia, Érica Costa Gonçalves Pereira, Silviane dos Anjos Pereira, Josiane dos Santos Dias Pereira, Solange Maria M. Barbosa e Suelen Cristina dos Anjos Pereira. Os professores foram: Luciana Maestro Borges (IFPR), Elaine Mandelli Arns (IFPR) e Letícia Ayumi Duarte (UFPR), com a colaboração de Roberto Martins de Souza (IFPR), Lays Maria Machado (IFPR), Mirelly Lacerda Pinheiro (UFPR), Maria Gabriela Dama (UFPR), Frideberto Arns e Dagoberto Ribeiro Neto.
Do curso de Gestor de Territórios Tradicionais na modalidade de Formação Inicial e Continuada, foram formandos: Adnã Chagas das Dores, Gerson Castanho Malaquias, Claudemir da Silva Nunes, Jesiel Nunes, Claudio de Araújo Nunes, João Carlos Dias Pereira, David Araújo Nunes, Juciara Cunha Pereira, Edson Cunha Pereira, Lucas Michaud Pereira, Eduardo Martins, Pedro Araújo Nunes, Eugênio Francisco das D. Miranda e Sergio José Malaquias. Os professores foram: Roberto Martins de Souza (IFPR), Marcelo Cunha Varella (UFPR Litoral) e Letícia Ayumi Duarte (UFPR), que contaram com a colaboração de Luciana Maestro Borges (IFPR) e do defensor público Wisley Rodrigues dos Santos.