Mutirão em homenagem aos 11 anos da Defensoria realiza 153 atendimentos à população 26/05/2022 - 17:43

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio da Assessoria de Projetos Especiais (APE), realizou nesta quinta-feira (26/05) 153 atendimentos no mutirão de orientação jurídica em comemoração aos seus 11 anos de história. Quem passou pelo Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no centro de Curitiba, ao longo do dia pôde tirar dúvidas e iniciar o atendimento em diversas áreas do Direito.

A área de Família ainda é a mais procurada, em casos que envolvem inventário, divórcio, pensão e guarda, por exemplo. Mas vários atendimentos de casos de bloqueios de contas bancárias, cobranças indevidas, delitos de trânsito e usucapião também foram realizados. A equipe da Defensoria também prestou orientações sobre onde buscar atendimento para casos que envolvem a Justiça Federal, e como e onde requerer benefícios sociais.

Este último foi o caso de Araci Santos, que foi ao mutirão em busca de auxílio para o ex-marido, que está desempregado, sem renda e passando por dificuldades.

“Eu precisava saber aonde eu devo ir pra ver se eu consigo um auxílio pra ele, e ela [a assessora da DPE-PR] me orientou direito”. 

Já Vanessa Lullez estava procurando na internet sobre como ser atendida pela Defensoria Pública em um caso de divórcio e pensão quando soube que o mutirão seria realizado.

“Eu achei ótimo, porque foi até mais rápido do que eu pensava. Eu vi que vocês já fizeram outros [mutirões], é uma ação bem interessante!”.

Para o Defensor Público e Coordenador da APE, Matheus Cavalcanti Munhoz, a sensação ao finalizar mais este mutirão foi de dever cumprido.

“A procura foi muito grande e a diversidade dos casos e das orientações prestadas demonstram a confiança e credibilidade da população [em relação à] Defensoria Pública. Não existiria melhor forma de comemorar os 11 anos da Defensoria que não ao lado daqueles e daquelas que são a razão de ser da Instituição, levando os nossos serviços até a população”.

Trabalharam no mutirão desta quinta-feira o Defensor Público Matheus Cavalcanti Munhoz, as Assessoras Jurídicas Bruna Figueiredo Abdalla e Juliana Bitencourt Fernandes dos Santos, os Assessores Luiz Roberto Feltran e Tobias Vieira Paim, a Relações-Públicas Janaína Ferreira dos Santos, a Técnica de Informática Carla Reis, a Ouvidora-Geral Externa da DPE-PR, Karollyne Nascimento, as estagiárias Isabella Berthier Garcia, Mithai Mali Triches Lourenço e Simone Correa da Maia, o estagiário Luís Henrique Zamperlini de Campos e os colaboradores terceirizados Wagner dos Santos Lima e Emerson Cristiano Guimarães Ferreira. 

 

 

GALERIA DE IMAGENS