Mutirão da DPE-PR atendeu 48 pessoas em Itapejara D'Oeste nesta quinta-feira (29/06) 29/06/2023 - 17:16

Nesta quinta-feira (29/06), 48 itapejarenses passaram pelo mutirão de atendimento e orientação jurídica promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) na Câmara Municipal de Itapejara D’Oeste. A ação buscou levar a instituição para mais perto da população do município, que já é atendida pela equipe da sede de Pato Branco, que fica a 37 quilômetros de distância, e contou com o apoio da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR (APE), da Câmara Municipal de Itapejara D'Oeste e do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
“O mutirão possibilitou o contato da população de Itapejara com a Defensoria Pública, uma vez que o acesso ao Fórum da comarca, que fica em Pato Branco, é difícil para parte significativa da população. Tivemos um ótimo fluxo de atendimento, que possibilitou que todas as pessoas que chegassem ao local fossem atendidas, seja com algum tipo de encaminhamento ou atuação direta da Defensoria, mediante triagem”, avaliou a defensora pública Gabriela Ruzzene. Ao todo, foram realizados 51 atendimentos, já que uma mesma pessoa pode resolver mais de uma demanda durante o mutirão.
A equipe da DPE-PR estava a postos para dar encaminhamentos a casos de todas as áreas atendidas na sede de Pato Branco – Cível, Criminal, Execução Penal, Fazenda Pública, Família e Sucessões, Infância e Juventude Cível e Infracional e Registros Públicos –, mas, como quase sempre ocorre nos mutirões da Defensoria Pública, a área mais buscada foi a de Família e Sucessões, que atende casos como divórcio, guarda, pensão e inventário. Foi o caso da diarista Simone Maria da Silva, de 31 anos. “Eu vim para regularizar a guarda das minhas crianças e achei bem importante [o mutirão], porque era bem corrido pra gente ter que ir para Pato Branco, se locomover pra lá, e assim já facilita bastante pra gente”.
A defensora pública Helena Leonardi de Franceschi, coordenadora da sede de Pato Branco, também aprovou o resultado da ação. “Foi muito satisfatório, pois conseguimos atender diversos tipos de demandas, principalmente nas áreas de Família e Infância, realizamos alguns acordos de divórcio, prestamos orientações gerais para a população e verificamos uma aproximação de fato entre a Defensoria e seus usuários e usuárias”.
Trabalharam no mutirão de Itapejara D’Oeste toda a equipe da DPE-PR de Pato Branco: as defensoras públicas Gabriela Ruzzene e Helena Leonardi de Franceschi, a assessora jurídica Maria Helena Vezzaro Lago, o assessor jurídico Marcos Vinicius Moretto, a psicóloga Delair Spezia Pandolfo, as estagiárias Amanda Bezerra, Ana Teló, Angela Boito e Fernanda Facim e o estagiário João Henrique Perera; além da relações públicas da Assessoria de Projetos Especiais (APE), Janaína Ferreira dos Santos, e da profissional de Informática Carla Reis.