Mutirão ‘Defensoria na Rua’ atendeu 149 pessoas em Foz do Iguaçu na última sexta-feira 18/05/2024 - 14:22
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Foz do Iguaçu realizou, na última sexta-feira (17/05), o mutirão “Defensoria na Rua”, no Terminal de Transporte Urbano (TTU). Ao todo, 149 pessoas receberam orientação jurídica gratuita. As áreas mais demandadas foram Família e Fazenda Pública. O mutirão ocorreu das 10h às 17h.
A ação ofereceu orientação jurídica nas áreas de Família, Infância e Juventude (cível e infracional), Execução Penal e Criminal. O defensor público em Foz do Iguaçu Cainan Anjos Meira ressalta que o mutirão é uma forma de descentralizar o atendimento e divulgar o trabalho da instituição. “Demos todos os encaminhamentos necessários para as áreas em que nós atuamos, ao mesmo tempo que fazemos uma orientação e educação em direitos. Por meio do mutirão, garantimos que essas pessoas tenham não só o conhecimento da Defensoria, mas daquilo que elas podem exigir e obter perante o Judiciário ou mesmo administrativamente.”
A defensora pública em Foz do Iguaçu Terena Figueredo Nery afirma que a presença da Defensoria em um espaço de grande circulação privilegiou o atendimento à população. “É uma via de mão dupla. O nosso trabalho se aperfeiçoa na medida em que temos a oportunidade de conhecer mais de perto as demandas da população, especialmente os mais vulneráveis. Ao mesmo tempo, a assistência jurídica prestada durante o mutirão possibilita que as pessoas se informem sobre seus direitos e os instrumentos jurídicos disponíveis para garanti-los”.
Atendimento presencial na sede
Quem não compareceu ao mutirão ou precisa dar continuidade ao atendimento jurídico, pode ir à sede da Defensoria em Foz, na Rua Antônio Raposo, n.° 923, Centro. Para verificar os dias e horários de atendimento, clique aqui. Se preferir realizar atendimento virtual, acesse a Plataforma Luna.
Ação “REGISTRE-SE”
A última sexta-feira (17) também marcou o fim da Semana Nacional do Registro Civil, ação de cidadania voltada à população em situação de rua para promover o acesso à documentação básica. A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (Nucidh), foi uma das colaboradoras da ação, que foi organizada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, e realizou 93 atendimentos dentre o total de 600. A ação aconteceu entre 13 e 17 de maio, no Centro POP Solidariedade, bairro Jardim Botânico, em Curitiba.