Karollyne Nascimento é reconduzida ao cargo de ouvidora-geral da DPE-PR 30/10/2023 - 12:54
A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Karollyne Nascimento, foi reconduzida ao cargo nesta segunda-feira (30/10), durante reunião do Conselho Superior da instituição, para o biênio 2023-2025. Ela foi reeleita em setembro deste ano para o cargo, que ocupa desde setembro de 2021. Durante a posse, a ouvidora-geral lembrou que um dos principais objetivos da gestão é levar os serviços da Ouvidoria de forma mais efetiva para o interior do estado e aproximar a instituição cada vez mais da população em situação de vulnerabilidade que tem direito a ser atendida pela Defensoria.
“A gente quer estreitar mais laços com o interior do Paraná. Temos um projeto de descentralização da Ouvidoria, que é também para levar o serviço para a rua e alcançar a população com uma c abordagem mais popular, uma linguagem mais acolhedora, uma linguagem mais inclusiva, para que a gente, de fato, consiga ver aquelas pessoas para quem a Defensoria foi pensada ali no serviço, sendo atendidas, tendo os seus direitos exercidos dentro da instituição”, afirmou a ouvidora.
A ouvidora foi reeleita pelo Conselho Superior da DPE-PR, que analisou uma lista tríplice apresentada pelo Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPEDH-PR). Concorreram também ao cargo Edna dos Santos Sousa (Miss Preta) e Marcel Jeronymo Lima Oliveira.
De acordo com defensor público-geral do Estado, André Giamberardino, a Ouvidoria é um órgão extremamente importante que tem o objetivo principal de colaborar para desenvolver e melhorar o serviço da instituição, sendo uma ponte com os usuários e usuárias. Ele lembrou que o cargo exige muita responsabilidade, já que ajuda a definir os rumos da instituição.
“Nós gostaríamos de parabenizar a ouvidora Karollyne Nascimento pela posse e desejar a ela um biênio de muito sucesso e compromisso. Ela exerce um papel muito importante que colabora também com o desenvolvimento da instituição”, disse Giamberardino.
O que é a Ouvidoria
De acordo com o artigo 34 da Lei Complementar 136/2011, que regulamenta a DPE-PR, a Ouvidoria-Geral é um órgão auxiliar de promoção da qualidade dos serviços prestados pela instituição e de participação da sociedade civil na sua gestão e fiscalização. Na prática, ela funciona como um canal onde usuários(as) dos serviços prestados pela Defensoria podem fazer reclamações, pedir esclarecimentos e sugerir melhorias na instituição.
Quem é a Ouvidora
Ouvidora da DPE-PR desde setembro de 2021, Karollyne Nascimento é curitibana, integra o Conselho da Comunidade de Curitiba e é membra colaboradora no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Também já integrou o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPEDH), representando o Transgrupo Marcela Prado, em duas gestões. Foi conselheira municipal de saúde e dos direitos da mulher e membra consultiva das Comissões da Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG/OAB) e de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR (Cevige/OAB) da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná, além de membra do Comitê LGBTI da então Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF/PR), do Grupo de Trabalho LGBTQ+ da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) e da Marcha Mundial das Mulheres. Também atuou no grupo Desencarcera PR e na Pastoral Carcerária.