Inscrições para o Curso Profissional de Defensores e Defensoras Populares começam nesta terça (11/04) 10/04/2023 - 12:07

Estão abertas as inscrições para mais um Curso Profissional de Defensores e Defensoras Populares, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranaguá, com o apoio da Defensoria Pública da União (DPU, da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranaguá. Neste ano, o curso será realizado em Curitiba e em Paranaguá e para cada turma estão abertas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas pela Internet ou pessoalmente (confira mais informações ao final do texto). 

Podem se inscrever pessoas de 17 anos ou mais que queiram se capacitar para reconhecer ofensas aos direitos humanos em suas comunidades e replicar conhecimentos e orientações às cidadãs e cidadãos sobre seus direitos. O processo seletivo é feito por meio de entrevista e questionário socioeconômico, e as inscrições podem ser feitas de 11 de abril a 05 de maio. Em Paranaguá, as aulas serão realizadas sempre às quintas-feiras à tarde, a partir do dia 25 de maio, no campus do IFPR, que fica no bairro Porto Seguro. Já em Curitiba, as aulas acontecerão na sede da DPE-PR no Centro, atrás da Catedral Tiradentes, às segundas-feiras, também à tarde, e começam no dia 29 de maio. Confira os endereços completos ao fim do texto.

“Uma das funções da DPE-PR é promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, e este curso se mostrou uma excelente ferramenta para realizarmos tal função”, avalia o defensor público e coordenador auxiliar do NUCIDH, Daniel Alves Pereira. “É importante lembrar que muitas vezes o senso comum conflita com os direitos humanos, e precisamos todo o tempo combater estereótipos e arquétipos formados na nossa sociedade que atuam contra os avanços civilizatórios duramente conquistados”.

As duas turmas vão se formar em dezembro e, até lá, em diversos encontros, serão debatidos temas como direito das mulheres e educação popular feminista, direito das famílias, das crianças e adolescentes, organização popular e comunitária, seguridade social e como lutar por direitos fundamentais. 

A defensora pública coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), Mariana Martins Nunes, destaca a importância da educação popular e da formação em direitos humanos de pessoas vulnerabilizadas promovida pelo curso: “Nosso objetivo não é apenas promover a educação em direitos em nível individual, mas também contribuir para a formação de lideranças comunitárias e defensores de direitos humanos e, assim, dar capilaridade à atuação da Defensoria Pública na promoção e proteção dos direitos fundamentais”.

O “Curso Profissional de Defensores e Defensoras Populares” é ofertado há vários anos por meio de uma parceria do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e outros núcleos especializados da DPE-PR com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Defensoria Pública da União (DPU). Quem coordena a ação pelo IFPR é o professor Roberto Martins de Souza, que também destaca a importância da educação popular, especialmente para mulheres. 

“Mais de 200 defensores e defensoras populares já se qualificaram nos últimos anos na atuação voltada à defesa dos direitos humanos, em especial, na proteção das mulheres em situação de violência doméstica. A formação prepara as estudantes para identificar os tipos de violência, realizar a acolhida e a escuta, bem como as orientações e encaminhamentos básicos. Muitos estudantes passam a se tornar referência na defesa de direitos fundamentais em suas ruas e bairros”.

A edição de 2023 do Curso Profissional de Defensores e Defensoras Populares conta com o apoio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Ouvidoria Geral-Externa da DPE-PR. 

 

 


Serviço:

Curso Profissional de Defensores e Defensoras Populares

Inscrições: De 10 de abril a 05 de maio de 2023

Público-alvo: Qualquer pessoa com 17 anos ou mais. Porém, a seleção vai priorizar pessoas que apresentem maior vulnerabilidade social e que cursem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições serão realizadas pela internet ou pessoalmente.

Pela internet, acesse um dos links abaixo, de acordo com a sua escolha, e preencha o formulário.

Turma de Curitibabit.ly/DefsPopulares

Turma de Paranaguábit.ly/DefPopularParanagua

Você também pode realizar a inscrição pessoalmente.
Em Curitiba, a inscrição pode ser feita na Ouvidoria-Geral, localizada na Rua José Bonifácio, n.° 66, andar térreo, atrás da Catedral Tiradentes, no centro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30.

Em Paranaguá, no campus do IFPR, localizado na Rua Antônio Carlos Rodrigues, n.º 453, bairro Porto Seguro, Paranaguá, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Mais informações: ​​​​em caso de dúvidas, ligue ou mande mensagem de WhatsApp para (41) 98499-1731.

 

GALERIA DE IMAGENS