Em Sarandi, atuação do NUESP garante retomada de vínculo familiar e tratamento comunitário para paciente 16/01/2025 - 17:16
Uma paciente de 29 anos voltou a morar com sua família em Sarandi, região metropolitana de Maringá, após atuação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). Em dezembro, o Núcleo de Defesa da Saúde (NUESP) da DPE-PR garantiu a continuidade de um tratamento extra-hospitalar para a mulher depois de quase um mês de internação por transtornos psicológicos. Mesmo diante da possibilidade de alta médica, a paciente continuava internada no hospital. A garantia de acompanhamento pela rede psicossocial permitiu que a família pudesse recebê-la novamente e dar sequência ao tratamento em casa.
A mulher havia sido internada em Ponta Grossa, a 300 km de Sarandi, sem contato com seus familiares. Informada sobre a situação, a Defensoria Pública solicitou ao município de origem da paciente a disponibilização de um serviço compatível com o nível de complexidade do caso.
De acordo com o NUESP, a partir do momento que o município garante à paciente a continuidade do cuidado, os familiares também passaram a ter mais condições para oferecer o acolhimento necessário. Ou seja, toda a família será assistida. Todo o trabalho da DPE-PR ocorreu extrajudicialmente, ou seja, sem envolver um processo na Justiça.