Defensoria reúne representantes da instituição de todo o Paraná e poder público na abertura do I Encontro Estadual 26/11/2025 - 18:45
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) viveu um marco institucional na tarde desta quarta-feira (26). Com o objetivo de promover a troca de experiências e alinhar estratégias de atuação, a instituição realizou a cerimônia de abertura de seu I Encontro Estadual. O evento, inédito na história da DPE-PR, reuniu defensores(as), servidores(as) e autoridades estaduais para dar início a três dias de imersão, aprendizado e planejamento estratégico.
Os discursos reforçaram a importância de reunir, pela primeira vez, toda a equipe da DPE-PR em um único ambiente de diálogo. O defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, definiu o encontro como um divisor de águas para a gestão e para o fortalecimento da instituição.
"Hoje a gente dá um passo enorme na mudança de cultura da nossa instituição, com o primeiro Encontro Estadual, encontro que a gente quer deixar na nossa nova cultura institucional, para que todo ano a gente possa se reunir, debater os nossos principais desafios e juntos definir quais são as prioridades da instituição e como a gente vai fazer para evoluir cada vez mais e colocar nossa instituição cada vez mais próxima e mais forte ao lado do cidadão paranaense", declarou Munhoz.
A 1ª subdefensora pública-geral, Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, ressaltou que o evento supre uma necessidade antiga de integração interna, impactando diretamente no atendimento ao assistido.
"A gente sentia falta de um momento assim anual para que a instituição inteira, defensores, servidores pudessem comentar sobre a atuação, falar sobre práticas exitosas e compreendemos que esse tipo de evento aprimora o serviço que a gente presta", afirmou a Subdefensora.
Ela completou destacando o objetivo final do encontro: "Garantir que a qualidade do serviço prestado vai ser a melhor possível, que a gente vai estar defendendo teses e fazendo atuações e estratégias mais atualizadas possíveis para alcançar o nosso objetivo, que é uma prestação de serviço de excelência para a população paranaense".
Complementando a visão da administração superior, a 2ª Subdefensora Pública-Geral, Thaisa Oliveira, destacou o impacto do evento na gestão interna e na valorização das equipes.
"Um evento desta magnitude é fundamental para olharmos para quem faz a Defensoria acontecer: as pessoas. Meu foco é garantir que essa troca de experiências resulte em processos internos mais ágeis e em um ambiente de trabalho mais colaborativo. Quando servidoras, servidores, defensoras e defensores estão alinhados(as) e se sentem parte do todo, a eficiência administrativa aumenta naturalmente e quem ganha, na ponta, é a nossa usuária e o nosso usuário", pontuou Thaisa.
Inovação e propósito
A palestra magna da noite trouxe uma reflexão sobre tecnologia aliada ao impacto social. O convidado foi Jacsson Fressatto, arquiteto de sistemas e criador do "Robô Laura", tecnologia brasileira que utiliza inteligência artificial para gestão de riscos à saúde. Fressatto, que figura entre os profissionais mais influentes da saúde no Brasil, abordou temas como inovação e propósito.
Cultura e encerramento
Para fechar a noite de abertura, o fotógrafo da DPE-PR, Daniel Caron, apresentou uma exposição especial montada para o evento, convidando os participantes a um olhar sensível sobre o cotidiano da Defensoria. A programação do I Encontro Estadual segue nos próximos dias, com atividades previstas a partir das 9h desta quarta-feira. A exposição é uma realização conjunta entre a DPE-PR e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar).
O que dizem as autoridades
A abertura do evento contou com uma ampla mesa de honra, demonstrando o prestígio da DPE-PR junto às demais instituições do sistema de justiça. A cerimônia contou com a presença de Fernanda Bernardo Gonçalves, representante da Procuradoria-Geral do Estado, e de Fernanda Weber, representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná, ao lado da Adepar e da Associação das Servidoras e dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Assedepar).
Confira a repercussão da abertura entre as autoridades presentes:
Josiane Fruet Bettini Lupion, subcorregedora-geral:
“A Defensoria Pública é maravilhosa, e ver este primeiro encontro estaudual acontecer é a realização de um sonho, algo inimaginável anos atrás. Aos defensores, servidores e estagiários, peço que não poupem esforços na defesa das pessoas atendidas por esta instituição e garantam a continuidade desta história.“
Marcel Jeronymo, ouvidor-geral:
“É muito simbólico que o meu primeiro compromisso público como ouvidor eleito seja justamente no I Encontro Estadual da Defensoria Pública. Estar aqui, vendo defensoras, defensores, servidoras e servidores reunidos, me lembra que instituições são feitas de gente — e que elas florescem quando essa gente se encontra. Saber que este será o primeiro de muitos encontros me enche de entusiasmo. Porque espaços como este fortalecem vínculos, alinham sonhos e renovam a certeza de que a Defensoria avança quando caminha unida. Sigo feliz e comprometido: ouvir, dialogar e construir junto é o que dá sentido à nossa missão.”
Érick Lé Palazzi, presidente da ADEPAR:
"Este evento é a concretização de um sonho e demonstra a maturidade da Defensoria. É um marco inovador e transformador, que reúne toda a instituição para debatermos como ser mais eficientes. Essa construção conjunta, feita em união com as associações, é essencial para aprendermos coletivamente e garantirmos a evolução constante da DPE-PR."
Clodoaldo Porto Filho, presidente da ASSEDEPAR:
"Agradeço à Administração por materializar esse sonho, reunindo defensoras, defensores, servidoras, servidores e estagiários no mesmo ambiente. Serão dias de muita troca e aprendizado. É um momento especial para conhecermos pessoalmente colegas com quem, muitas vezes, tínhamos apenas contato virtual. Que venham outros encontros nos próximos anos."





















