Defensoria premia inovação com IA, dados estratégicos nas unidades prisionais e campanha de saúde no encerramento do I Encontro Estadual 28/11/2025 - 19:55

O 1º Encontro Estadual da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) encerrou nesta sexta-feira (28), depois de três dias de atividades, com um foco claro: o futuro da instituição e o bem-estar de quem a constrói.

A tarde do último dia foi dedicada à apresentação e cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Inovação da DPE-PR. A iniciativa tem como finalidade incentivar, reconhecer e premiar práticas inovadoras que apresentem soluções criativas para os desafios enfrentados pela Defensoria. O objetivo central é o ganho de eficiência no trabalho, tanto na perspectiva dos serviços prestados à população quanto no exercício da administração da instituição.

A premiação foi aberta à participação de defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e outros profissionais auxiliares que atuam diretamente no desenvolvimento dessas iniciativas. Ao todo, foram 24 inscrições de diversos setores, com 49 pessoas envolvidas.

"Espírito renascido"

Para o defensor público coordenador da Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva, a qualidade dos projetos inscritos surpreendeu e revelou talentos em todas as pontas da instituição.

"As práticas são sensacionais. Pude ver todas para fazer a avaliação e fiquei muito animado. Mostra que a Defensoria está num caminho muito interessante", afirmou o coordenador.

Nicholas destacou ainda a importância de descentralizar o olhar sobre a inovação: "É legal porque a gente, no dia a dia, fica ali pensando no que estamos fazendo dentro da TI ou com as pessoas mais próximas. Mas essas práticas mostraram coisas que não estavam no nosso radar, que estão ali, no interior, numa sede menor, e as pessoas estão fazendo, melhorando e inovando. Isso deu uma animação gigantesca, tenho certeza que o evento vai fazer todo mundo ficar com o espírito renascido."

Vencedores e vencedoras

A cerimônia de premiação revelou os projetos que mais se destacaram em inovação e eficiência nos quatro eixos propostos. Confira os grandes vencedores:

  • Gestão do Trabalho na Atividade-Fim: Painel de Informações sobre as Unidades Prisionais do Paraná, de autoria de Anna Ashley Delima, Camylla Basso Franke Meneguzzo, Laura Drago, Leandro Antonio Jiomeke e Luana Neves Alves.

“Essa ferramenta auxilia, de forma prática e rápida, o acesso aos dados de inúmeras unidades, permitindo que estratégias sejam elaboradas para melhorar a atuação", afirmou Alves, defensora pública e coordenadora do Núcleo da Política Criminal e da Execução Penal (NUPEP). 

  • Gestão do Trabalho na Atividade-Meio: Assentamento Funcional, de autoria de Felipe Matheus do Nascimento.

“É muito importante ter um lugar seguro para armazenar os dados e governanças da Defensoria Pública. Ter esses dados estruturados, automatizados melhora muito a qualidade do trabalho da Corregedoria. Estou muito feliz por representar a equipe aqui na frente; é um trabalho de muito tempo, além de ser coletivo”, disse o servidor.  

  • Produtividade na Atividade-Fim: Hélios - Sistema de Gerenciamento de Petições Iniciais, de autoria de Rafael dos Santos Guimarães.

“Verificando a realidade do local onde eu trabalho, em Campo Mourão, percebi que era necessário desenvolver algum sistema para aprimorar e trazer eficiência na gestão de petições iniciais e de prazos", contou o defensor. “A premiação é um incentivo, um reconhecimento do nosso trabalho, para continuarmos aprimorando o sistema”. 

  • Produtividade na Atividade-Meio: Desafio Defensoria em Movimento, de autoria de Daniel de Brito Aragão e Luís Renato Berteli.

“Nossa principal finalidade para esse desafio foi proporcionar e estimular as pessoas a realizar atividades físicas, e foi sensacional. Tivemos em 2024 uma grande participação, em 2025 tivemos um crescimento exponencial da quantidade de participantes e de equipes também”, ressaltou Aragão, que é diretor de pessoas da DPE-PR. “Nosso prêmio é bem importante, porque a partir dele vamos conseguir buscar novos projetos e iniciativas, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida do nosso público interno”.

Destaques do DPE-PR em Movimento

Além das práticas inovadoras, o evento também celebrou a saúde e o engajamento com a premiação do projeto DPE-PR em Movimento. Esta foi a segunda edição do desafio, que tem o objetivo de promover o bem-estar e a saúde física e mental de todos(as), estimulando a adoção de práticas esportivas e atividades físicas de qualquer natureza para um estilo de vida mais saudável.

  • Categoria Individual: Samuel Gerhard Anjos

 

  • Categoria Equipes: Sede de Cornélio Procópio

 

Palestra magna: saúde mental e autocuidado

Após a adrenalina da premiação, o evento desacelerou para um momento de reflexão necessária com a palestra de encerramento: "Saúde mental e autocuidado para além do óbvio". A convidada foi Elisama Santos, escritora, psicanalista e apresentadora. Referência nacional em educação emocional e comunicação não violenta, Elisama trouxe ao público da DPE-PR uma conversa franca sobre relacionamentos e a importância de manter a saúde mental em dia, fechando o 1º Encontro Estadual com chave de ouro.

“Este foi um momento para construirmos coletivamente a história da Defensoria Pública do Paraná”, afirmou Matheus Munhoz, defensor público-geral. “É um movimento de mudança da cultura institucional, com um novo encontro estadual a cada ano, para que possamos fortalecer cada vez mais a nossa instituição e, sobretudo, a nossa identidade institucional”.

Confira a cobertura completa dos três dias de evento no site.

GALERIA DE IMAGENS