Defensoria homenageia 25 mulheres negras com atuação de destaque no Paraná 26/07/2025 - 12:53

Na noite do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (25), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) homenageou 25 mulheres por suas histórias de luta, resistência e transformação da realidade. O reconhecimento foi concedido a elas durante o evento Memória, Justiça e Liberdade: O Corpo e a Voz das Mulheridades Negras, uma realização dos Núcleos de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) e de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM). A iniciativa também trouxe discussões sobre a intersecção entre gênero e raça, além de atividades culturais afro-brasileiras.
“Este evento foi pensado para dar visibilidade e voz às mulheres negras, celebrar suas vidas e tudo que elas representam”, afirmou Camille Vieira da Costa, defensora pública e coordenadora do NUPIER. Ela ressaltou que todas as mulheres homenageadas têm histórias conectadas com as lutas do Paraná. Clique aqui, acesse a página do NUPIER e conheça mais o trabalho da Defensoria.
Entre as homenageadas, estiveram presentes pesquisadoras, artistas e ativistas em temáticas relacionadas ao evento. A diretora de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Marcilene Garcia de Souza, uma das que teve o reconhecimento, lembrou que a reflexão proposta pela data se relaciona diretamente ao trabalho das Defensorias com a população mais vulnerabilizada historicamente. “Destacadamente no Paraná, vemos que a instituição está do lado certo, ao lado do povo, quando constrói uma importante homenagem como esta”, ressaltou a representante do Governo Federal.
Atuação
Próximo de completar um ano de existência, o NUPIER intensificou os trabalhos já realizados anteriormente na instituição com a população negra e povos originários do Paraná. Agora, com maior estrutura para atender a população, contribuir com políticas públicas e propor debates, como ocorreu no evento. A 2ª subdefensora pública-geral, Thaisa Oliveira, lembrou que a criação do NUPIER é também uma maneira de buscar reparação histórica. Tanto institucionalmente quanto para o público atendido. “A implementação do Núcleo demonstra o recente comprometimento com essa demanda, com uma efetiva coordenação e uma mulher negra à frente dos trabalhos”, disse Oliveira. “Esse movimento foi importante para começarmos a atender a população, de fato, com a devida dignidade e respeito”.
A representante do Governo do Estado presente no evento, Ivânia Ramos, diretora de igualdade racial da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), disse que a Defensoria é uma importante parceira na construção de políticas que enalteçam a população do estado. “O paranaense tem características afro-brasileiras, e costumamos enfatizar isso porque, às vezes, passa despercebido”, comentou ela. “Iniciativas como essa valorizam a mulher negra, que é quem move a economia, a inovação e a sociedade como um todo”. O próprio lançamento do NUPIER ocorreu junto à SEMIPI, um marco na parceria interinstitucional, em novembro de 2024.
Tereza de Benguela
O dia 25 de julho celebra também a história Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil. Seu nome ganhou destaque na mesa de diálogo “Mulheres Negras em Movimento”, que debateu sob diferentes aspectos as vivências de mulheres negras hoje.
Uma das integrantes da mesa, Gizele Carneiro, professora e escritora, lembrou que a luta de Tereza de Benguela e outras mulheres deu às gerações atuais a possibilidade de debater sobre suas existências. “Viemos nesta noite, como filhas de Tereza de Benguela, dar continuidade ao seu movimento”, afirmou ela.
Confira todas as mulheres homenageadas:
- Alaerte Leandro Martins
- Andreia de Lima
- Angela Elizabeth Sarneski
- Barbara Abdulmassih
- Cleci da Cruz Martins
- Cremildes Ferreira Bahr
- Dalzira Maria Aparecida
- Edna dos Santos Sousa
- Fernanda Lopes Machado
- Geisa Costa
- Giorgia Prates
- Gizele Carneiro
- Greta Afrodite de Paiva
- Heliana Hemetério dos Santos
- Ivânia Ramos dos Santos
- Janine Mathias
- Jocilene Macário da Silva
- Korpa Enkantada
- Majo Rockenbach de Farias
- Marcilene Garcia de Souza
- Maria de Lourdes Santa de Souza
- Marli Teixeira Leite
- Rúbia Nathalia Guimarães Divino
- Telma Regina de Mello
- Will Amaral