Defensoria em Guaratuba conquista autorização para atendimento médico particular a irmãos com TEA 10/09/2025 - 17:39

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conquistou o direito ao atendimento médico particular para dois irmãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Guaratuba. A família das crianças, de 4 e 9 anos, é atendida pela instituição e depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar os acompanhamentos e tratamentos dos meninos. O serviço médico particular era uma das prioridades da família, que possuíam um encaminhamento médico para o menino de 9 anos no Hospital Pequeno Príncipe e no Hospital das Clínicas em Curitiba. Por questões financeiras, os pais não conseguiam arcar com as despesas das consultas particulares e o deslocamento até a capital.

Os irmãos eram atendidos regularmente em uma unidade hospitalar de Matinhos. Contudo, a mudança constante de profissionais do local desregulava os métodos de tratamento aplicados aos meninos. Além do diagnóstico de TEA, a criança de 4 anos possui também Síndrome de Down. Ele precisa de tratamento regular com terapias pediátricas qualificadas e acompanhamento de um profissional especializado na instituição de ensino que frequenta.

“Garantir que essas crianças e seus pais tenham o acompanhamento médico adequado pode representar o início de um tratamento de saúde que possibilita maior autonomia, maior qualidade de vida e, inclusive, acesso a mais direitos com desenvolvimento pleno dentro de sua realidade”, afirma Vinicius Godeiro, defensor público responsável pelo caso. A DPE-PR também acompanha a família em um pedido de acesso a medicamentos de controle aos sintomas do TEA.