Defensoria do Paraná recebe menção honrosa no Prêmio de Inovação J.Ex. 22/11/2024 - 09:15

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) recebeu, na noite da última quinta-feira (22/11), em Brasília, uma menção honrosa durante o Prêmio de Inovação J.Ex. A instituição conquistou a honraria com o projeto Descomplica.Def: humanizando a justiça através da tecnologia e da linguagem. O defensor público-geral do Paraná e idealizador do projeto, Matheus Munhoz, esteve presente no evento para receber a homenagem em nome da instituição. Munhoz foi finalista na categoria Liderança Exponencial do Prêmio de Inovação da J Ex.

“A menção honrosa é um reconhecimento muito importante para um trabalho que as equipes e a Administração da Defensoria têm se dedicado muito na transformação digital da instituição, contribuindo ainda para um movimento que tem crescido em todas as Defensorias Públicas por meio da Coordenadoria Nacional de Tecnologia das Defensorias”, afirmou Munhoz. 

O Prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça. Com mais de 550 inscrições, a premiação busca evidenciar e valorizar membros e servidores que fazem a diferença nos serviços prestados pela Justiça, destacando as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados. 

A premiação, antes conhecida como Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, é promovida anualmente pelo J.Ex - movimento que este ano comemora 10 anos impulsionando as instituições de Justiça rumo à transformação digital. São mais de 30 mil pessoas impactadas por meio dos programas de educação, eventos e conteúdos de tecnologia, inovação e gestão.

Ademir Piccoli, advogado, ativista de inovação e CEO do J.Ex, ressaltou a importância dos projetos premiados para o avanço da sociedade. "A premiação é um reconhecimento das iniciativas que buscam transformar o Judiciário em uma instituição mais acessível e eficaz, com impactos diretos na vida do cidadão e no fortalecimento de uma sociedade mais justa", afirmou Piccoli.

Descomplica.Def

O Descomplica.Def é um projeto inédito no país sobre linguagem simples. Desde julho deste ano, a instituição promove, por meio da iniciativa, mudanças na plataforma de atendimento online para substituir o vocabulário jurídico utilizado no acompanhamento dos processos. Mais de 200 nomenclaturas passaram por revisão e alteração para facilitar a compreensão de usuários e usuárias do serviço. O trabalho realiza também tradução para linguagem simples de decisões judiciais, por meio de Inteligência Artificial. A DPE-PR disponibilizou o recurso para todas as 18 Defensorias Públicas Estaduais que já utilizam o mesmo sistema de atendimento online, ou seja, a iniciativa deve beneficiar as populações de diferentes regiões do Brasil.