Defensoria do Paraná inicia projeto de letramento racial 12/11/2021 - 14:47

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lança hoje o seu Projeto de Letramento Racial, voltado à promoção de ações de discussão e enfrentamento de práticas institucionais reprodutoras do racismo no âmbito da instituição.

A iniciativa, de caráter permanente, busca atingir não apenas o público interno - defensoras(es), servidoras(es), estagiárias(os) e trabalhadoras(es) terceirizadas(os) -, mas também a população usuária dos serviços do órgão.

Intitulado "Letrando em Pretoguês - Programa Permanente de Educação Antirracista", o projeto é coordenado pela 1.ª Subdefensora Pública-Geral da instituição, a defensora pública Olenka Lins e Silva, em parceria com a Comissão de Relações Étnico-Raciais da Associação das Servidoras e Servidores da Defensoria Pública do Paraná (Assedepar).

No último dia 4/11, a 1.ª Subdefensora se reuniu com a Assedepar para discutir a iniciativa. Estiveram presentes o presidente da associação, Louis Servilha, além das(os) associadas(os) da Assedepar Patrícia Dutra, assistente social da DPE-PR em Curitiba, e Clodoaldo Porto Filho, psicólogo da DPE-PR em Umuarama, que estão à frente dos trabalhos como representantes da comissão.

De acordo com as(os) idealizadoras(es) do projeto, as frentes de atuação serão múltiplas, com a oferta de cursos de capacitação continuada e palestras sobre racismo e como aprimorar o atendimento da DPE-PR à população negra; implementação ou ampliação das políticas afirmativas internas; criação de comissões voltadas à discussão das questões étnico-raciais; incentivo e destaque ao protagonismo negro dentro da instituição e elaboração de censos étnicos para subsidiar as ações a serem implementadas, entre outras iniciativas.

Para Olenka Lins e Silva, "o fato de hoje se ter uma mulher negra no espaço de poder que representa a Subdefensoria Pública-Geral, além de simbólico, possibilita, com considerável conhecimento de causa, a adoção de políticas e ações voltadas para a população negra que compõe a DPE-PR e também para um tratamento humanizado e informado às(aos) nossas (os) usuárias(os)".

Nos próximos dias, a instituição divulgará em seu site e nas redes sociais mais informações sobre o projeto.

GALERIA DE IMAGENS