Defensoria Pública estreia novo atendimento jurídico itinerante com a “Van dos Direitos” no centro de Curitiba 17/05/2024 - 16:19

A população que passou pelo calçadão da Rua XV de Novembro, um dos principais pontos do centro de Curitiba, nesta sexta-feira (17/05), teve a oportunidade de receber atendimento gratuito na primeira ação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) com o projeto “Vans dos Direitos”. O veículo permaneceu o dia estacionado na Boca Maldita, e a equipe da DPE-PR ofereceu orientação jurídica e distribuiu materiais informativos ao público. Ao todo, 79 pessoas foram atendidas. A ação contou com uma das duas vans adquiridas pela instituição no começo deste ano. Elas comportam toda a estrutura necessária para a realização de um mutirão da Defensoria Pública, e serão utilizadas em todo o Paraná.

“Esta ação nos serviu como uma amostra do potencial que as vans representam em termos de prestação de serviço à população paranaense. É uma estratégia para ganharmos mais autonomia, flexibilidade e, principalmente, proximidade com o público que queremos atingir. As vans levarão os serviços da Defensoria Pública para os locais em que as pessoas estão, o que mostra nosso esforço em alcançar quem mais precisa e levar o acesso à justiça cada vez mais longe”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral do Paraná. As vans foram adquiridas em março por meio de investimento com recursos próprios da instituição.

Denise Madeira de Sena, 59 anos, aposentada, parabenizou a DPE-PR pela iniciativa. Moradora do bairro Bacacheri, ela conta que estava no centro da capital para um exame ortopédico e percebeu a oportunidade de “aliviar uma dor de cabeça” com um problema de dívidas herdadas de sua mãe. “Estou até mais leve. Facilitou demais para mim, cheguei e já fui rapidamente atendida, estou saindo muito satisfeita”, disse ela.

Durante a ação, a Defensoria Pública realizou atendimentos nas áreas de Família, Cível e Fazenda Pública, Infância e Juventude (Cível e Infracional), Direito do Consumidor, Violência Doméstica, Criminal e Execução Penal). No caso de pessoas que desejaram continuar o atendimento, a equipe da DPE-PR também já agendou retorno na sede da instituição. 

“O meu atendimento estava marcado na Defensoria, mas hoje eu estava na Biblioteca Pública do Paraná, vi a van, e resolvi chegar. Consegui já ser atendido e adiantar todo o serviço, foi muito bom”, comentou Gabriel Guerreiro, 29 anos, que no momento está desempregado e buscou a ajuda da DPE-PR para regularizar sua documentação para uma vaga de trabalho. Ele é do Mato Grosso e veio à Curitiba para buscar novas oportunidades. 

De acordo com a defensora pública, coordenadora da Assessoria de Projetos Especiais e responsável pelo planejamento do uso das vans, Flavia Palazzi Ferreira, as próximas ações serão organizadas a partir da experiência com este primeiro atendimento itinerante. “Pessoas de bairros distantes, comunidades de difícil acesso, em situação de rua ou com dificuldades de locomoção muitas vezes não conseguem chegar em nossos locais físicos de atendimento ou não têm acesso aos meios digitais de atendimento. Poderemos levar a Defensoria a essas pessoas com as vans, realizar mutirões com total independência. Será um divisor de águas na Defensoria em relação à descentralização dos nossos serviços”, destaca Ferreira.