Defensoria Pública e Coritiba promovem campanha de reconhecimento de paternidade com exame de DNA gratuito 09/08/2025 - 09:29

Nesta semana, a campanha Meu Pai Tem Nome ganhou destaque mais uma vez por meio da parceria entre Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e o Coritiba Foot Ball Club. Após divulgar o projeto de reconhecimento voluntário de paternidade em suas mídias, o Coxa abriu espaço para o trabalho de orientação jurídica totalmente gratuita da Defensoria na partida contra a Chapecoense, na noite da última sexta-feira (8), pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Aos torcedores, a equipe distribuiu materiais informativos e ofereceu encaminhamento para o atendimento sobre registro de filho ou filha e o teste de DNA.
Estiveram presentes a Administração Superior, a Assessoria Especial para Mutirões de Atendimento, o Núcleo da Infância e Juventude e a Ouvidoria-Geral. Durante a partida, jogadores também levaram para o campo uma faixa sobre a Meu Pai Tem Nome. A campanha é promovida em todo o país pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), e neste ano ocorre em mais de vinte estados brasileiros. No Paraná, desde o início de julho, mais de 500 pessoas já fizeram o cadastro para participar.
“Esta parceria com o Coritiba nos ajuda a levar essa mensagem de conscientização a mais pessoas, sobretudo aos homens torcedores”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral do estado. “Hoje, a Defensoria resolve toda a parte de burocracia e custos da filiação, bastando aos pais a parte mais importante: reconhecer a necessidade da paternidade responsável, buscar o atendimento e garantir os direitos de seus filhos”.
"Recebemos com muito carinho esse convite da Defensoria Pública do Estado do Paraná para estarmos juntos nessa importante campanha", destacou Lucas de Paula, CEO do Coritiba. "Os clubes de futebol têm um papel importante na sociedade. Um grande clube como o Coritiba sabe disso. Sabemos do nosso papel e temos esse compromisso com nosso torcedor, com todas as pessoas que precisam desse suporte. Ficamos felizes com o convite. A sociedade pode sempre contar conosco para ajudar na transformação da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país", completa. Clique aqui e confira os conteúdos em conjunto.
Atendimento
As inscrições para o serviço, por meio do formulário disponibilizado no site da DPE-PR, encerram na próxima segunda-feira (11). A campanha está disponível para Curitiba, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória. Em cada uma dessas cidades, a Defensoria oferecerá orientação e assistência gratuita presencial nas datas e endereços indicados no fim deste texto. Moradores de municípios vizinhos também podem se inscrever.
Após o preenchimento, a Defensoria entrará em contato para prestar informações, solicitar a documentação necessária e verificar se o caso se enquadra nos critérios de atendimento. O serviço é voltado para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Nos casos em que for necessário realizar o exame de DNA, a instituição vai agendar a coleta com a família. Todos os envolvidos precisam concordar em realizar o teste.
O serviço permite o chamado reconhecimento pós-morte, quando o possível pai já faleceu. Nestes casos, pelo menos dois parentes da família paterna precisam se disponibilizar a fazer o exame. Também pode ser solicitado o serviço nos casos de vínculo socioafetivo, em que a relação entre pai e filho tem como base o afeto e a convivência, ao invés da relação biológica. A DPE-PR ressalta que não atende casos de negativa de paternidade, quando quem solicita o exame é o pai registral.
Anualmente, em média, 6 mil crianças são registradas sem o nome do pai no Paraná, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. A 1ª subdefensora pública-geral, Lívia Brodbeck, ressaltou que o trabalho da instituição com essa campanha considera justamente o grande número de filhos e filhas que ainda não têm a presença paterna em suas vidas. O registro é uma ação importantíssima de responsabilidade, de respeito às normas e de amor às crianças”, disse Brodbeck. Ela esteve presente no Couto Pereira ao lado da 2ª subdefensora pública-geral, Thaisa Oliveira.
Confira abaixo as cidades, dias, horários e endereços da ação Meu Pai Tem Nome no Paraná:
CURITIBA
Dia 16/08 (sábado), das 13h às 17h.
Sede Central da DPE-PR em Curitiba | Rua José Bonifácio, 66, Centro.
CAMPO MOURÃO
Dia 15/08 (sexta-feira), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em Campo Mourão | Rua Santa Cruz, 923, Centro.
CIANORTE
Dia 15/08 (sexta-feira), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em Cianorte | Rua Fernão Dias, 95, Zona 1.
CORNÉLIO PROCÓPIO
Dia 15/08 (sexta-feira), das 9h às 16h.
Sede da DPE-PR em Cornélio Procópio | Avenida Santos Dumont, 635, Centro.
FOZ DO IGUAÇU
Dia 15/08 (sexta-feira), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em Foz do Iguaçu | Avenida Brasil, 1829, Centro.
PARANAVAÍ
Dia 15/08 (sexta-feira), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em Paranavaí | Rua Getúlio Vargas, 620, Centro.
PONTA GROSSA
Dia 15/08 (sexta-feira), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em Ponta Grossa | Rua Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, 300, Oficinas.
UMUARAMA
Dia 12/08 (terça-feira), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em Umuarama | Rua Desembargador Munhoz de Mello, 3792, 2º andar, Zona I.
UNIÃO DA VITÓRIA
Dia 16/08 (sábado), das 13h às 17h.
Sede da DPE-PR em União da Vitória | Rua Desembargador Costa Carvalho, 495, 1º andar, Centro.