Defensoria Pública do Paraná divulga relatório com principais avanços da instituição durante a gestão 2021-2024 10/05/2024 - 11:05
A Defensoria Pública do Estado do Paraná publicou, nesta sexta-feira (10/05), o relatório da gestão da instituição, que foi comandada pelo defensor público-geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, desde novembro de 2021. Fizeram também parte desta Administração Superior a 1.ª subdefensora pública-geral, Olenka Lins e Silva, o 2.º subdefensor público-geral, Bruno Müller, hoje defensor público-geral em exercício, e a chefa de gabinete, Lívia Brodbeck, o chefe de gabinete das subdefensorias públicas-gerais, Daniel Alves Pereira, e também diversas coordenadorias e assessorias especiais nominadas no relatório. O documento traz os principais resultados obtidos pela instituição entre outubro de 2021 e abril de 2024. O período foi marcado por ampliação do atendimento ao público, incremento orçamentário e fortalecimento interno da instituição.
.“O que este documento mostra são as conquistas que a Defensoria Pública obteve ao longo da última administração, e explica como o crescimento da instituição se refletiu na nossa atuação em todo o Paraná. Hoje vemos uma instituição com mais defensores, mais servidores e mais cidades atendidas, fruto da relação com o Poder Público, estadual e municipal, e da busca por um serviço prestado de forma cada vez melhor à população paranaense”, afirma Giamberardino.
Ao longo da gestão, a DPE-PR realizou a contratação de 60 defensores(as) públicos(as) e chegou fisicamente a 30 comarcas e 74 municípios, uma ampliação de 57,4% no número de cidades atendidas, após a realização do IV Concurso para Ingresso na Carreira de Defensor e Defensora Pública do Paraná. A instituição também deu início ao lll concurso para servidores(as) e ao V concurso para defensores(as), que deverão reforçar os quadros da instituição.
O serviço prestado à população ganhou uniformidade a partir da padronização do horário de atendimento em todo o Paraná, e se tornou mais ágil com a simplificação da triagem econômica no primeiro contato dos(as) usuários(as) com a Defensoria Pública. A melhora no atendimento à população também ganhou força com a atuação direta da Defensoria Pública para aprovar projetos de lei no Paraná que favorecem o trabalho da instituição. Dentre as oito novas leis aprovadas ao longo deste período, o relatório destaca a criação de Núcleos Regionais de Atendimento e da Central de Relacionamento com o Cidadão, que permitiu a implementação do atendimento online.