Defensoria Pública do Paraná conquista o terceiro lugar no Prêmio Gov.Digital 2025 08/08/2025 - 10:48
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conquistou o terceiro lugar no Prêmio Gov.Digital 2025 que reconhece as melhores iniciativas de inovação e transformação digital no setor público em todo o país. A premiação foi entregue na última quinta-feira (07/08), durante o 52º Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação para Gestão Pública (SECOP), realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP). Nos últimos cinco anos, a DPE-PR foi a única Defensoria Pública finalista da premiação, reforçando sua posição de destaque nacional em inovação no setor público.
O projeto inscrito pela DPE-PR foi o Ecossistema Digital Colaborativo com Data Lake e Inteligência Artificial, finalista na categoria Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Governo. O trabalho concorreu com mais de 250 projetos do Brasil inteiro. Para o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fábio Alessandro Guerra, a conquista reforça o avanço institucional no campo da transformação digital.
“Esse prêmio é fruto de um trabalho coletivo, realizado em parceria com a CELEPAR, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população mais vulnerável do Estado do Paraná. Mais do que um prêmio, essa conquista reafirma que a Defensoria Pública do Paraná está trilhando o caminho certo”, destacou.
O defensor público-geral do Estado, Matheus Munhoz, ressaltou a importância da parceria e o impacto social das inovações implementadas. “Essa premiação é um reconhecimento nacional ao trabalho comprometido de nossa equipe e ao potencial transformador da tecnologia quando aplicada à promoção da justiça social. Agradecemos ao Governo do Paraná e à CELEPAR pela parceria estratégica, que tem permitido ampliar a eficiência e a qualidade do atendimento à população que mais precisa”, afirmou.
O presidente da CELEPAR, André Gustavo Garbosa, também destacou a relevância da atuação conjunta. “A parceria entre a CELEPAR e a Defensoria Pública mostra a importância da tecnologia para o desenvolvimento social. O reconhecimento ao trabalho pioneiro feito no Paraná mostra que a união entre inteligência humana, sensibilidade social e excelência técnica transformam o serviço público, especialmente para as pessoas que mais precisam”, afirmou.
O Ecossistema Digital Colaborativo integra ações voltadas à automação de tarefas, uso ético e seguro de dados e inteligência artificial, permitindo maior agilidade e precisão no trabalho das defensoras e defensores. Desde 2024, a iniciativa já economizou cerca de 8 mil horas de atividades repetitivas, revertendo esse tempo em mais atendimento e qualidade no serviço oferecido à população.