DPE-PR realiza mutirão 'Concilia Paraná' na Lapa no dia 1/12. Faça o pré-cadastro para facilitar o atendimento 17/10/2022 - 09:03

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizará mais uma edição do mutirão Concilia Paraná no dia 1º de dezembro, na Lapa, região metropolitana de Curitiba. O mutirão é fruto de uma parceria com a prefeitura do município e acontecerá das 9h às 16h, na Sede Campestre da Associação dos Funcionários Públicos Municipais da Lapa, localizada na Rua Conselheiro Alves Araújo, n° 1147, Bairro José Lacerda. Moradores de qualquer cidade do estado podem participar. O Concilia Paraná é um mutirão de atendimento jurídico totalmente gratuito que busca facilitar a "resolução amigável" de demandas e problemas na área da Família. 

Serão atendidas pessoas que precisem resolver questões como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, entre outros temas, desde que em comum acordo entre as partes.

Para facilitar o atendimento no dia do mutirão, a DPE-PR pede que todas as pessoas que quiserem participar façam um pré-cadastro aqui. Serão solicitadas informações básicas, como documentos pessoais, endereço, profissão e renda, que ajudarão a agilizar o trabalho no dia do mutirão. É necessário incluir documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

De acordo com o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, Matheus Munhoz, defensor público responsável pela organização do mutirão Concilia Paraná, é importante que sejam cadastrados os documentos de todas as partes que farão a conciliação. Em casos de pedidos de regulamentação de guarda, visita ou alimentos, por exemplo, é necessário apresentar também a certidão de nascimento dos filhos. Se a questão for relacionada a um divórcio, é preciso providenciar os documentos do casal. 

“O mutirão é uma oportunidade muito importante para levarmos a Defensoria Pública às pessoas que mais precisam do serviço. Há locais, como a Lapa, que ainda não contam com o serviço da instituição, o que torna o mutirão ainda mais relevante para os municípios daquela região. Será um dia importante de atendimento, pensado com muito afinco e esforço pelos servidores(as) e defensores(as) para receber a população”, afirma Munhoz. 

O que acontece se uma das partes não concordar com a conciliação?
Nestes casos, a Defensoria não conseguirá atender a demanda no dia do mutirão. Em cidades abrangidas pelo atendimento da Defensoria, o cidadão ou cidadã pode procurar a sede da instituição para analisar a possibilidade de um ajuizamento de ação. O Mutirão Concilia Paraná é uma mobilização da instituição para ir até cidades onde ainda não há atendimento regular da DPE-PR, e que apresentam alta demanda na área da Família. No caso da Lapa e municípios vizinhos, a Defensoria ainda não faz atendimento regular. Em municípios que não possuem atendimento da DPE-PR, é necessário buscar um Núcleo de Práticas Jurídica para fazer esta análise. Veja aqui quais cidades são abrangidas pelo serviço da DPE-PR de forma regular.

E se, no dia do mutirão, uma das partes não puder comparecer?
É possível realizar o atendimento sem problema algum, mas a parte que não for tem que estar de acordo e aceitar participar de uma chamada de vídeo na hora do atendimento para confirmar a informação. Os documentos desta parte também deverão ser anexados ao prontuário de atendimento. A conciliação, no entanto, não terminará no dia, já que é necessária a assinatura da parte que não compareceu. 

Onde e que horas ocorrerá o mutirão? 
O próximo Concilia Paraná ocorrerá no dia 1.° de dezembro de 2022, 9h às 16h, na Sede Campestre da Associação dos Funcionários Públicos Municipais da Lapa, localizada na Rua Conselheiro Alves Araújo, n° 1147, bairro Bairro José Lacerda.

Onde é possível fazer o pré-cadastro?
Basta clicar aqui.

Quem não fizer o pré-cadastro vai ser atendido(a) no dia do mutirão?
Sim, vai ser atendido(a), mas é preciso levar todos os documentos pessoais mencionados acima de todas as partes envolvidas. É possível que o atendimento sem pré-cadastro demore um pouco mais. 

E se a pessoa não mora na Lapa, mas precisa da ajuda da Defensoria?
O mutirão Concilia Paraná atende pessoas de qualquer cidade do Paraná. Todos os(as) moradores(as) da região podem participar, sem problema algum. O mutirão na Lapa acontece em razão da necessidade de atendimento na região, mas pessoas de qualquer município serão atendidas. 

Se faltar um documento pessoal ou alguma certidão, serei atendido(a)? 
Sim, a equipe da Defensoria no dia do Mutirão pode fazer os pedidos de certidões necessárias, mas é importante ter os documentos pessoais em mãos. Se não tiver, o atendimento não será finalizado no dia.  

Preciso chegar às 9h?
Não. Quem chegar até as 16h será atendido(a).

Será cobrado algum tipo de pagamento para participar do mutirão?
Não. A Defensoria Pública do Paraná não cobra absolutamente nada dos seus usuários e usuárias. Não será diferente no mutirão.