DPE-PR oferece curso gratuito ‘Atuação Defensiva no Tribunal do Júri’ em Curitiba para profissionais e estudantes de Direito 16/06/2023 - 09:55

Imagem de um Tribunal do Júri em preto e branco com um gradiente em verde de baixo para cima. Na imagem as informações: Curso Gratuito de Atuação Defensiva no Tribunal do Júri - a atuação prática na visão da Defensoria. De 31 de julho a 26 de agosto. Segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22 horas. Aulas presenciais. 30 vagas para: Público-alvo: advogados(as) hipossuficientes e estudantes de Direito a partir do sétimo semestre. Inscrições pelo link (link). Abaixo das informações, o logo da DPE.

 

A equipe da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) no Tribunal do Júri de Curitiba abriu, nesta sexta-feira (16/06), as inscrições para o curso gratuito ‘Atuação Defensiva no Tribunal do Júri - a atuação prática na visão da Defensoria’. A capacitação é oferecida pela instituição a defensores(as) públicos(as), servidores(as) e estagiários(as) da DPE-PR, advogados(as) hipossuficientes e estudantes que estejam cursando a partir do 7.° semestre de Direito. As inscrições devem ser realizadas aqui até o dia 7 de julho, para todos os públicos (interno e externo). 

“O nosso foco é transmitir a visão da Defensoria na atuação no Tribunal do Júri, que é tão importante quanto a de um advogado. Nós atendemos normalmente as pessoas mais vulneráveis social e juridicamente”, afirmou o coordenador da equipe da Defensoria no Tribunal do Júri em Curitiba, defensor público Wisley Rodrigo dos Santos. Conheça mais sobre a atuação da Defensoria no júri aqui.  

O curso ocorrerá entre os dias 31 de julho e 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, no Auditório da Sede dos Núcleos Especializados da DPE-PR, localizado na Rua Benjamin Lins, 779, andar térreo, no Batel, em Curitiba. Além de contemplar o público interno da instituição, o curso oferece 20 vagas para advogados(as) hipossuficientes e 10 vagas para estudantes de Direito a partir do 7º semestre.

Segundo Santos, durante todo o curso, é possível vivenciar a experiência prática de como funciona o julgamento popular no Tribunal do Júri. “Esse trabalho é muito relevante também para fortalecer ainda mais a imagem institucional da Defensoria Pública perante a sociedade e os operadores do Direito, solidificando a cultura de uma defesa criminal pública, especialmente porque, a partir de março deste ano, quando novos(as) defensores(as) ingressaram na instituição, pudemos passar a atuar integralmente nas duas varas privativas do Tribunal do Júri da capital”, afirma o defensor. Antes, por uma questão estrutural, a Defensoria atuava apenas na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba.