DPE-PR lamenta o falecimento de Jeane Nicola, que atuou por 30 anos na assistência jurídica gratuita à população do Paraná 26/01/2026 - 13:30
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lamenta com profundo pesar o falecimento de Jeane Burda Nicola, defensora pública que atuou por 32 anos na assistência jurídica gratuita à população paranaense. Ela faleceu na madrugada desta segunda-feira (26). Aposentada desde 2017, morava em Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba.
Jeane foi uma das primeiras defensoras públicas do Paraná. Ela fez a opção pela carreira depois de 19 anos de atuação como advogada do Estado. Antes, Jeane também trabalhou como assistente judiciária entre 1985 e 1992.
Na DPE-PR, a defensora pública teve destacada atuação nas áreas do Direito de Família e Cível. Trabalhou também no programa Justiça nos Bairros, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Jeane participou do movimento de estruturação da Defensoria Pública no Paraná desde 1988, a partir da previsão da instituição na Constituição Federal, até a efetiva regulamentação, em 2011. Esse trabalho foi fundamental para a consolidação da DPE-PR.
A Defensoria Pública manifesta solidariedade à família.


