DPE-PR firma parceria com Google e reestrutura ambiente digital de trabalho em todo Paraná 27/08/2024 - 16:52
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) inicia, a partir da próxima sexta-feira (30), uma parceria inédita com a empresa multinacional de softwares e serviços online Google. A partir de agora, defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) da DPE-PR terão acesso ao ambiente digital de trabalho fornecido pelo Google Workspace. Esse período inicial compreende uma prova de conceito, em que as equipes poderão avaliar os serviços da empresa para que um procedimento de contratação possa ser aberto na sequência. Para utilizar os novos recursos, todas as equipes da Defensoria Pública vão migrar para contas diretamente vinculadas ao Google.
Nesta terça-feira (27), a Administração Superior, o Departamento de Informática e representantes da empresa realizaram um webinar de apresentação da parceria com toda a DPE-PR. Na intranet, o público interno poderá conferir, a partir desta quarta-feira (28), um comunicado com as principais dúvidas sobre a utilização das novas ferramentas.
O defensor público-geral, Matheus Munhoz, explica que a proposta de utilizar os serviços do Google partiu da necessidade de garantir à instituição um ambiente de trabalho digital com maior integração e usabilidade. “Aprimorar nossas atividades internas reverbera diretamente na ponta, ou seja, no serviço prestado à população. Essa é uma iniciativa que se soma a outras soluções já implementadas na área de inovação e tecnologia, e fortalece nosso plano de transformação digital da Defensoria Pública, fundamental para o fortalecimento da instituição”, afirma Munhoz.
Atualmente, 3 bilhões de usuários no mundo já utilizam o Google Workspace. Na Defensoria Pública, a parceria oferecerá pelo menos 12 ferramentas para as equipes. Entre elas, estão recursos de videoconferência, painéis de controle, formulários e tarefas. Todas as ferramentas serão integradas, ou seja, elas unificam as informações inseridas e permitem um trabalho mais colaborativo. O novo ambiente de trabalho ainda conta com um armazenamento de dados maior do que a estrutura anterior.
Nas próximas semanas, a Administração Superior irá disponibilizar cursos de capacitação sobre as funcionalidades para toda a DPE-PR. Segundo o defensor público e assessor de Tecnologia e Inovação, Nicholas Moura e Silva, a nova parceria representa uma atualização necessária para o avanço do trabalho realizado pela instituição. “Nossa ideia é que, a partir deste momento, todos e todas comecem a explorar o Google Workspace, compartilhem experiências de uso das ferramentas e desenvolvam soluções próprias para as demandas do dia a dia. É uma parceria com alto potencial, e apenas o trabalho contínuo poderá mostrar o real impacto da mudança”, destaca ele.
A migração envolve não apenas as contas individuais de defensores(as), servidores(as) e estagiários(as), mas também a organização dos dados de acordo com os setores da DPE-PR. “A plataforma do Google oferece um sistema de controle de acesso robusto, que nos permite manter o alto padrão de proteção de dados e privacidade que sempre foi uma prioridade para a Defensoria Pública do Paraná”, ressalta Sérgio Merlin Bau Junior, supervisor do Departamento de Informática.