DPE-PR é finalista do Gov.Digital, prêmio nacional para projetos de inovação no setor público 23/07/2025 - 17:25
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) concorre, no próximo dia 7 de agosto, ao Prêmio Gov.Digital 2025 - o principal reconhecimento a projetos de inovação e transformação digital no setor público em todo o país. O Ecossistema Digital Colaborativo com Data Lake e Inteligência Artificial da DPE-PR é um dos finalistas na categoria Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Governo. A divulgação do vencedor ocorrerá durante o 52º Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação para Gestão Pública. A premiação, já na quarta edição, destaca projetos de administrações federais, estaduais e municipais.
“É um orgulho para a instituição chegar à final desta tão renomada premiação, mas principalmente um reconhecimento de que nossa atuação na área de tecnologia e inovação tem se mostrado efetivamente pioneira e relevante”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral. Ele ressalta também que o destaque na premiação mostra o empenho e o esforço da instituição em contribuir com a ampliação do acesso à justiça por meio de práticas inovadoras. O desenvolvimento do projeto também é uma iniciativa do defensor público e assessor especial de tecnologia e inovação, Nicholas Moura e Silva.
Ecossistema
O ecossistema da DPE-PR consiste em uma série de frentes de atuação voltadas à transformação digital e à integração com as demais Defensorias Públicas brasileiras. Por meio dele, a Defensoria já economizou, desde 2024, cerca de 8 mil horas de trabalho com demandas repetitivas, por exemplo. Na prática, a instituição obteve quase um ano de produtividade a mais com as ações do ecossistema, tempo que se reverte em mais qualidade no serviço oferecido à população.
Dentre as ações, a DPE-PR já implementou o Data Lake - um armazém em nuvem com capacidade tecnológica para gerenciamento de grande volume de dados e aumento da eficiência do trabalho estratégico. O sistema paranaense já foi implementado também em outros estados, permitindo a criação de uma consulta nacional para o acesso facilitado a dados de usuários e usuárias de outras regiões do Brasil.
Sob uma atuação ética, com base na organização e na governança de dados, o ecossistema também envolve uma parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná para uso da inteligência artificial.
Nos últimos cinco anos, a DPE-PR é a única Defensoria Pública presente entre finalistas da premiação. Para o diretor de tecnologia e inovação, Fabio Alessandro Guerra, o destaque no Gov.Digital mostra que a instituição está no caminho certo de transformação. “Só de estarmos nesta lista de porte nacional, com projetos de grande alcance, mostra como a Defensoria está na vanguarda com seu trabalho”, diz Guerra.
A Defensoria concorre ao primeiro lugar com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais. Todos os detalhes da premiação constam no site do Gov.Digital.