Confira as mudanças no primeiro atendimento da sede da DPE-PR em Maringá 01/12/2022 - 15:40

Desde o dia 21/11, a sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Maringá está com um novo sistema de atendimento ao público. Não é mais necessário agendar o primeiro atendimento (que é o primeiro contato da pessoa com a instituição, quando ela procura a DPE-PR para apresentar a sua demanda à equipe de atendimento) no site da Defensoria, pois ele passou a ser feito presencialmente, por ordem de chegada, de segunda a quinta-feira, entre 12h e 17h, na Avenida Tiradentes, nº 1289, na Zona 4. Também não é mais possível realizar o atendimento via aplicativo Whatsapp.

Para a realização do primeiro atendimento na área de Família, o(a) usuário(a) do serviço da DPE-PR em Maringá deverá apresentar os seguintes documentos: comprovante de endereço em nome próprio, RG, CPF e um comprovante de rendimento – que pode ser a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou um comprovante de recebimento do Auxílio Brasil ou o holerite ou uma autodeclaração de profissional autônomo(a). Após a realização do primeiro atendimento, será agendado o atendimento jurídico propriamente dito. Ou seja: no primeiro atendimento, a pessoa passa pela triagem socioeconômica e apresenta sua documentação. Em seguida, é atendida pelo setor que irá analisar a sua demanda jurídica - pedido de divórcio, pensão, guarda e visitas dos(as) filhos(as) etc. 

Nas demais áreas atendidas pela DPE-PR – Execução Penal e Infância e Juventude –, o atendimento jurídico será realizado no mesmo dia em que o(a) usuário(a) procurar a Defensoria, por ordem de chegada. 

Acompanhamento

Os atendimentos jurídicos para acompanhamento processual (retorno) na área da Família serão realizados às quintas-feiras, entre 12h e 17h, de forma presencial ou através do telefone (44) 9 9149-7299. Ou seja, após o primeiro atendimento na área de Família, quando o(a) usuário(a) quiser obter atualizações de seu caso, por exemplo, trata-se de um retorno. 

O atendimento presencial será realizado de forma prioritária ao atendimento telefônico, observando a ordem de chegada e as prioridades legais. Não serão realizados acompanhamentos jurídicos por WhatsApp.

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