Concilia Paraná em Campo Magro facilita acesso à justiça e resolve pendências da população 22/08/2025 - 17:27

Para a servidora pública Isabel Cristine Marques, de 28 anos, o mutirão da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) em Campo Magro nesta sexta-feira (22) representou a solução para uma pendência de quase um ano. Ela procurou o atendimento para dar entrada em seu divórcio e saiu com o acordo praticamente selado. “O atendimento foi excelente. Mencionaram que por aqui seria mais simplificado e resolvi fazer logo para poupar tempo e dinheiro. Foi uma boa oportunidade”, comemorou.
A história de Isabel foi uma das muitas que marcaram a edição do programa Concilia Paraná no município, que também serviu como uma importante atividade prática para os novos defensores e defensoras públicas do estado. Empossados no último dia 18 de agosto, eles participaram ativamente dos atendimentos como parte do curso de formação da carreira. Durante o mutirão, foram realizados 159 atendimentos, com temas relacionados à Defensoria, Copel, Cartórios, Sanepar, Eleitoral e Município.
O defensor público Luis Renan Coletti celebrou a oportunidade. “É uma grande alegria participar do Concilia Paraná pela primeira vez como defensor público. Este evento reflete o compromisso da Defensoria Pública em se aproximar da comunidade e oferecer soluções humanas e consensuais, priorizando o diálogo e a construção de acordos”, avaliou.
A sensação foi compartilhada pela defensora pública Mariá Magalhães Rocha. “O mutirão foi uma experiência extremamente gratificante. Ver a Defensoria Pública como uma instituição que não espera as coisas acontecerem, mas que sai das quatro paredes em busca de justiça é a materialização de um sonho. Ver pessoas que aguardam há tanto tempo uma resposta, uma solução, uma chance de serem ouvidas e poder oferecer essa escuta é recompensador. Hoje eu vi com meus próprios olhos que, onde a Defensoria chega, a esperança revive”.
Justiça e serviços essenciais em um só lugar
A coordenadora da Assessoria Especial de Mutirões de Atendimento (AEMA), defensora pública Mariana Mantovani, destacou a importância de levar o serviço a cidades que não possuem uma sede física da DPE-PR. “Aqui em Campo Magro, embora a população tenha o atendimento regular através do Foro de Almirante Tamandaré, muitas pessoas desconhecem os serviços ou têm dificuldade de acessá-los. A nossa presença aqui no mutirão também tem o objetivo de orientar e promover a educação da população sobre o trabalho da Defensoria”, explicou.
Além do atendimento jurídico, o evento se consolidou como um verdadeiro mutirão da cidadania ao reunir diversos parceiros. A população pôde renegociar débitos com a Sanepar e a Copel, emitir o primeiro título de eleitor, dar início à habilitação de casamento, agendar a primeira via do RG e até mesmo se vacinar.
O prefeito de Campo Magro, Rilton Boza, celebrou o sucesso da parceria. “Esse evento é um grande avanço para a nossa cidade, porque traz para perto dos moradores uma série de serviços gratuitos e de extrema importância. Quando conseguimos reunir, em um só lugar, atendimentos jurídicos e serviços de cidadania, estamos facilitando a vida do nosso povo. É um momento que fortalece a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Defensoria Pública do Paraná - isso demonstra que, juntos, podemos transformar a realidade de Campo Magro.”, afirmou.