Cianorte acata pedido da DPE-PR e amplia transporte gratuito para população em situação de rua 04/12/2024 - 16:34

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conseguiu a ampliação do acesso ao transporte público para a população em situação de rua de Cianorte. Após intermediação com a prefeitura municipal, os ônibus que transportam o público residente do Centro de Apoio à População em Situação de Rua (CAPER) aumentaram as viagens durante o dia. Agora, além de levar as pessoas até a região central da cidade no período da manhã e retornar à tarde, o serviço também oferece viagens de ida e volta para almoçar gratuitamente no CAPER. Ao todo, 40 homens e mulheres foram beneficiados.

A defensora pública Amanda Oliari Melotto, que atuou inicialmente no caso, destacou que muitos usuários e usuárias ficavam sem comer durante o dia pela falta do ônibus no horário de almoço. “Muitas delas não podem esperar no CAPER para a refeição da manhã, pois precisam trabalhar ou buscar oportunidades no centro”, complementa ela. A defensora Mariana Teixeira da Silva, que assumiu a atuação posteriormente, e a assistente social Grazielle Ganhão realizaram reuniões com o Comitê Municipal de Transporte Coletivo para enfatizar a necessidade e o direito da população em situação de rua ao serviço. O município acatou o pedido após o envio de ofício. 

“A atuação da Defensoria efetivou o direito de ir e vir dessas pessoas historicamente vulneráveis e invisibilizadas. Através desse contato entre a Defensoria e o município, o direito de locomoção das pessoas em situação de rua na cidade de Cianorte está sendo progressivamente concretizado”, destaca Silva.

Esta foi a segunda vez em que a Prefeitura de Cianorte adaptou o atendimento do transporte público a pedido da DPE-PR. Em 2023, também de forma extrajudicial, a Defensoria Pública conseguiu a instalação de um ponto de ônibus mais próximo ao CAPER. Isso porque o município transferiu o serviço de assistência social para uma área mais afastada da região central. As tratativas contaram com a colaboração do Núcleo da Cidadania e dos Direitos Humanos (NUCIDH).