“Chegou na hora certa”: Defensoria percorre pontos de atendimento às famílias de Rio Bonito do Iguaçu 10/11/2025 - 16:25

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou, nesta segunda-feira, atendimentos a famílias de Rio Bonito do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, com o objetivo de encaminhá-las aos serviços essenciais e acolher demandas jurídicas após o tornado ocorrido na última sexta-feira (7). As equipes da instituição estiveram na Casa de Líderes, associação que recebeu desabrigados em Laranjeiras do Sul, e na Paróquia Santo Antônio de Pádua, ponto de distribuição de doações e cadastramento de moradores em Rio Bonito do Iguaçu.

As principais demandas identificadas pela DPE-PR envolvem acesso a tratamentos de saúde emergenciais, renegociação de dívidas e solicitação de benefícios sociais e previdenciários. Ao longo do dia, a Defensoria integrou a orientação jurídica aos serviços prestados pelo Governo do Estado, prefeituras municipais, Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e outras instituições.

A defensora pública auxiliar do Núcleo de Defesa do Consumidor, Ingrid Lima Vieira, destacou que a articulação com os demais órgãos garantiu o início de um atendimento ativo e voltado às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

“Além de contatar os serviços públicos e assegurar que a população tenha seus direitos garantidos, percorremos os locais de atendimento para compreender a real condição das famílias neste momento e suas necessidades para poder recomeçar”, afirmou.

Na área de Direito do Consumidor, as principais preocupações da população estão relacionadas a financiamentos de imóveis destruídos, empréstimos em cooperativas para lavouras perdidas e dívidas de pequenos empreendimentos locais afetados pelo tornado.

“Esse serviço chegou na hora certa”, disse José Luciano Neves, 54 anos, agricultor que perdeu a casa e foi atendido pela Defensoria. “Com essas equipes unidas, chegando para nos ajudar, é quando vemos o que acontece no momento da necessidade.” Ele segue abrigado com familiares, mas já está cadastrado para acompanhamento pela DPE-PR.

O morador Carlos Alencar de Lara, 63 anos, que trabalhava com serviços gerais, relatou a dificuldade de reconstruir a rotina com o filho com deficiência. “Não foi fácil. Perdemos nossa casa, e tudo fica mais complicado com nosso menino. Por isso, esse suporte é tão necessário para nós agora”, contou. Ele também recebeu orientações e seguirá acompanhado pela instituição.

Mutirão

O trabalho ganha reforço nesta terça-feira, com a chegada da Van dos Direitos, veículo de atendimento itinerante da Defensoria que amplia o alcance das equipes.

“Por se tratar de um fato ainda extremamente recente, o apoio e o acolhimento que estamos oferecendo têm contribuído para que as pessoas possam ser ouvidas e ter suas demandas urgentes encaminhadas da maneira mais adequada possível”, explicou Lethicia Gaidarji, psicóloga da Defensoria.

As ações começaram com uma reunião entre a DPE-PR, o Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, demais órgãos públicos e entidades voluntárias. No encontro, foi ressaltada a importância de garantir apoio integral para que as famílias que perderam suas casas tenham acesso a serviços essenciais.

O secretário das Cidades, Guto Silva, reconheceu o papel fundamental da Defensoria nesse momento de reconstrução. “Toda ajuda agora é bem-vinda, e agradeço muito à equipe da Defensoria por garantir dignidade humana, respeito e o acesso a todos os direitos”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS

  • Defensora Pública Ingrid Lima e Defensor Público Fernando Redede conversando com equipe local sobre a atuação da Defensoria
    Equipe da Defensoria reunida e conversando sobre a atuação e atendimento às pessoas afetadas pelo tornado
    Equipe da Defensoria reunida e conversando sobre a atuação e atendimento às pessoas afetadas pelo tornado
    Foto da equipe da Defensoria em conversa sobre o atendimento às vítimas da catástrofe
    Imagem com o rosto de uma senhora olhando diretamente para a câmera que a fotografou. Ela esta séria e não demonstra nenhuma expressão.
    Defensora pública realiza atendimento a uma família. fa
    Servidora da DPE-PR realiza atendimento a um homem com tipoia no braço.
    Defensora Pública atende homem com tipoia vítima do tornado.
    Defensora Pública Ingrid Lima e Defensor Público Fernando Redede conversando com equipe local sobre a atuação da Defensoria
    Equipe da Defensoria reunida e conversando sobre a atuação e atendimento às pessoas afetadas pelo tornado
    Equipe da Defensoria reunida e conversando sobre a atuação e atendimento às pessoas afetadas pelo tornado
    Foto da equipe da Defensoria em conversa sobre o atendimento às vítimas da catástrofe
    Imagem com o rosto de uma senhora olhando diretamente para a câmera que a fotografou. Ela esta séria e não demonstra nenhuma expressão.
    Defensora pública realiza atendimento a uma família. fa
    Foto: Daniel Caron/DPE-PR

    Foto: Daniel Caron/DPE-PR
    Servidora da DPE-PR realiza atendimento a um homem com tipoia no braço.
    Foto: Daniel Caron/DPE-PR

    Foto: Daniel Caron/DPE-PR
    Defensora Pública atende homem com tipoia vítima do tornado.