André Giamberardino inicia segundo mandato como Defensor Público-Geral do Paraná nesta segunda-feira (16/10) 16/10/2023 - 08:38

O defensor público André Ribeiro Giamberardino inicia nesta segunda-feira (16/10) o seu segundo mandato à frente da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), correspondente ao biênio 2023-2025, após a publicação, no Diário Oficial do Estado, de sua nomeação pelo governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A cerimônia que oficializa a recondução de Giamberardino ao cargo ocorre na tarde do próximo dia 25, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, como parte da solenidade de homenagem aos defensores optantes e comemoração pelos 10 anos da posse das aprovadas e aprovados no primeiro concurso para a DPE-PR.

A Administração Superior da próxima gestão será composta pela 1ª subdefensora pública-geral, Olenka Lins e Silva, pelo 2º subdefensor público-geral, Bruno Muller; pela chefa de gabinete da Defensoria Pública-Geral, Lívia Brodbeck; e pelo chefe de gabinete das Subdefensorias Públicas-Gerais, Daniel Alves Pereira. Clique aqui para conhecer todos(as) os(as) integrantes da gestão. 

“Iniciamos a gestão ainda em um contexto de saída da pandemia de Covid-19 e com o desafio de aproximar a Defensoria da população. Considero que, com um trabalho coletivo e comprometido, tivemos avanços muito importantes nesses dois anos. Para o segundo biênio, espero que consigamos ampliar e qualificar cada vez mais o atendimento da DPE-PR prestado à população paranaense, com novos projetos e a conclusão de novos concursos para servidores e defensores”, afirma o defensor público-geral. 

No último dia 04/10, a DPE-PR publicou o Edital do III Concurso de Servidores(as), que define o cronograma e as regras do certame. As regras para a realização do V Concurso Público de Ingresso na Carreira de Defensor(a) Público(a) foram publicadas em julho. 

Com a realização do IV Concurso para Defensores(as) Públicos(as), em 2022, a instituição contratou 43 novos profissionais. Com isso, a DPE-PR passou a estar presente em 30 comarcas (antes eram 19), abrangendo 73 municípios, uma expansão de 23%. Durante o último biênio, a política de interiorização da Defensoria também ganhou força por meio de inúmeros mutirões de orientação jurídica e atendimentos extrajudiciais em todo o Paraná, mesmo em cidades onde a Defensoria ainda não tem sede. A instituição tem também implementado novos sistemas internos e ampliado as modalidades de atendimento à população, abrindo a possibilidade de agendamento pela internet.